1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaÁfrica do Sul

África do Sul: ANC suspende Jacob Zuma do partido

Lusa
29 de janeiro de 2024

O Congresso Nacional Africano, partido no poder na África do Sul, anunciou hoje a suspensão do antigo Presidente do país, Jacob Zuma, que indicou ir fazer campanha por outro movimento nas próximas eleições.

Jacob Zuma
Em dezembro, Jacob Zuma disse que iria fazer campanha por um novo pequeno partidoFoto: Michele Spatarii/AP Photo/picture alliance

"Zuma e outros cuja conduta está em conflito com os nossos valores e princípios encontrar-se-ão fora do Congresso Nacional Africano", disse Fikile Mbalula, secretário-geral do ANC, que governa o país desde o fim do 'apartheid' no início da década de 1990.

A decisão anunciada é prova das divisões no seio do movimento na preparação das eleições gerais previstas para este ano - a data final ainda não foi anunciada, mas deverão realizar-se entre maio e agosto.

Atormentado por escândalos de corrupção e num contexto socioeconómico difícil, o ANC poderá perder a maioria parlamentar pela primeira vez na sua história, segundo as sondagens.

Jacob Zuma foi o quarto Presidente da África do Sul democrática, de 2009 a 2018, mas foi forçado a demitir-se devido a escândalos de corrupção e desentendeu-se com o partido que outrora liderava.

Em dezembro, Zuma, de 81 anos, disse que iria fazer campanha por um novo pequeno partido radical, o Umkhonto We Sizwe (MK, ou "Ponta de Lança da Nação"), cujo nome deriva da ala militar do ANC durante o período do 'apartheid'.

Fikile Mbalula acrescentou que o ANC vai apresentar uma queixa junto do Tribunal Eleitoral para que seja anulado o registo do novo partido e para que seja iniciado um processo de recuperação do seu nome.

"A criação do partido MK não é um acidente", disse Mbalula após uma reunião do comité executivo do ANC, que contou com a presença do Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa.

"É uma tentativa deliberada de usar a orgulhosa história da luta armada contra o regime do 'apartheid' para dar credibilidade ao que é uma agenda flagrantemente contrarrevolucionária", denunciou.

Porque é que a África do Sul está a processar Israel?

01:59

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema