Úmaro Embaló: negócio histórico caiu por "divergências"
António Deus
1 de fevereiro de 2018
Úmaro Embaló já não será jogador do RB Leipzig, da Alemanha. Catió Baldé, agente do guineense de 16 anos, reiterou "divergências" financeiras" para a queda da transferência.
Publicidade
Caiu aquele que seria uma transferência histórica no futebol português.
Úmaro Embaló, família e agente estiveram na Alemanha ontem (31.01) para fechar a transferência do jovem guineense de 16 anos para o RB Leipzig. Depois de acordados os valores entre Sport Lisboa e Benfica e o clube alemão, um negócio que rondaria os 15 milhões de euros, mais cinco milhões por objetivos, faltava o preto no branco por parte de Embaló, assinatura que não chegou a acontecer.
De acordo com o empresário do jovem jogador guineense, Catió Baldé, a transferência de Úmaro Embaló para o RB Leipzig caiu por terra, devido a "divergências financeiras".
No entanto, o jornal alemão, "Bild", afirma que a transferência do internacional português de 16 anos para o Leipzig terá sido cancelada, devido a exigências de última hora por parte Cátio Baldé, notícia já negada pelo empresário.
"O projeto económico não veio ao nosso encontro. Havia uma discrepância enorme. Agora, vai voltar ao clube dele, porque tem contrato. Vai voltar ao Benfica, a um dois maiores clubes da Europa, e fazer o caminho dele. Quando veio, veio com a consciência que vinha discutir uma situação e as coisas não correram bem", referiu o empresário do jogador, em declarações à Rádio Renascença, estação de rádio portuguesa.
No último dia de mercado, especulou-se ainda que o Bayern de Munique, pentacampeão alemão, estaria interessado na contratação de Embaló, mas Catió Baldé admitiu prontamente que "está fora de questão outra possibilidade neste momento".
Úmaro Embaló irá regressar ao Seixal, para ser reintegrado na equipa "B" do Benfica. Está assim desfeito, para já, o sonho do menino Embaló, em encontrar o compatriota Bruma, jogador do Leipzig,que já confidenciou ser fã do jogador de 23 anos.
Leia o comunicado na íntegra:
"Comunicar que as negociações com o RB Leipzig da Alemanha para transferência de Úmaro Embaló não se concretizou.
Após o acordo entre os clubes, fomos convidados pelo RB Leipzig a deslocar-nos à Alemanha. Nessa viagem, o atleta foi acompanhado pela mãe, pelo advogado da família, pelo tio e por Catió Balde
O RB Leipzig apresentou o projeto económico para o atleta e a família. Após várias discussões não se chegou um acordo que satisfaça ambas as partes.
Realçar a postura correta do Benfica e do RB Leipzig durante todo processo. Louvar a hospitalidade e correção dos dirigentes do RB Leipzig.
Lisboa, 01/02/18
Catió Baldé/Família"
Guiné-Bissau: um pequeno país de futebolistas gigantes
Os números falam por si. Em 2017, Bruma ruma para o Leipzig por 12,5 milhões de euros. E o talento guineense não se esgota aqui.
Foto: picture-alliance/Anadolu Agency/O. Coban
Bruma
Bruma começou cedo. Deixou Bissau aos 12 anos para ir atrás do seu sonho em Portugal. Integrou a academia do Benfica e depois a do Sporting. Em 2013, o extremo alcançou a equipa principal dos verdes e brancos. Passou depois pelo Galatasaray e pelo Real Sociedad até chegar à Bundesliga, onde veste atualmente a camisola do RB Leipzig, que pagou cerca de 12,5 milhões pela sua transferência.
Foto: picture-alliance/Anadolu Agency/O. Coban
Úmaro Embaló
Parecia ser a mais cara transferência de sempre de um jovem de Portugal para o estrangeiro. O nome de Úmaro Embaló, guineense de 16 anos, fez correr muita tinta nos jornais desportivos desde o início do ano de 2018, pois iria trocar a camisola do Sport Lisboa e Benfica pela do RB Leipzig, na Alemanha, por 20 milhões de euros. O negócio caiu no último dia do mercado de transferências europeu.
Foto: Imago/Newspix/K. Cichomski
Éder
Nascido em Bissau, em 1987, Ederzito, mais conhecido como Éder, passou de “patinho feio” a “ídolo” das Quinas depois de, no Euro 2016, ter marcado o golo decisivo que valeu a taça a Portugal. O avançado, que está atualmente emprestado pelo Lille (França) ao Lokomotiv Moscovo, começou a sua carreira nas camadas jovens da Associação Académica de Coimbra. Estreou-se pela Seleção Portuguesa em 2012.
Foto: Getty Images/AFP/F. Fife
Danilo Pereira
Foi também em Portugal que Danilo Pereira encontrou futuro. Da formação do Benfica, o jovem nascido em 1991 rumou para Itália para vestir a camisola do Parma, em 2010. Após algumas épocas emprestado, o médio assinou contrato com o Club Sport Marítimo. Em 2014, Danilo é considerado uma das revelações da I Liga e o FC Porto não o deixou escapar. A sua cláusula de rescisão é de 40 milhões de euros.
Foto: Getty Images/D. Mullan
Carlos Mané
É também na Alemanha, no Estugarda, que joga atualmente o luso-guineense Carlos Mané. Nascido em 1994, também este guineense cresceu nas escolas do Sporting, tendo integrado a academia dos verdes e brancos com apenas sete anos. O caminho até à equipa principal foi demorado mas, finalmente em 2014, o extremo estreou-se em Alvalade.
Foto: picture-alliance/Sport Moments/Schweizer
José Gomes
É considerado uma das promessas do futebol português. Nascido em Bissau em 1999, o avançado rumou para Portugal tendo sido recebido na equipa da Luz. Em 2016 fez o seu primeiro jogo pela equipa principal dos encarnados, tornando-se o terceiro jogador mais jovem a jogar pelas águias, com apenas 17 anos. Em 2015, José Gomes foi o melhor marcador e considerado o melhor jogador do Europeu Sub-17.
Foto: Imago/GlobalImagens
Pelé
Aos 25 anos, Pelé, de ascendência guineense, veste a camisola do Rio Ave. O médio defensivo iniciou-se no Belenenses, tendo depois passado pelo Olhanense, Arsenal Kiev (Ucrânia) e pelos sub-20 do AC Milan (Itália). Em 2015 chega ao Benfica. Uma lesão grave impediu-o de ir para o inglês Wolverhampton, um negócio de dois milhões de euros.
Foto: Imago/GlobalImagens
Yannick Djaló
Terminamos com Yannick Djaló. Natural de Bissau, Djaló, que é também um produto da academia do Sporting, estreou-se na primeira divisão em 2006. Seis anos depois assinou contrato pelo Benfica tendo sido, em 2014, emprestado ao San José Earthquakes. Seguiram-se o Mordovia Saransk e o Ratchauri Mitr Phol. Djaló regressou a Portugal e veste agora, com 32 anos, a camisola do Vitória FC.