1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

A IURD e o "mercado da fé" em África

28 de dezembro de 2016

A igreja cristã neopentecostal brasileira expandiu-se em África. Estabelecer o "mercado da fé" neste continente é estratégico, dizem pesquisadores.

Igrejas evangélicas neopentecostais brasileiras estabelecem "mercado da fé" em África, dizem especialistasFoto: AFP/Getty Images

Tudo terá começado num coreto num subúrbio do Rio de Janeiro, no Brasil - "com teclado, microfone e uma Bíblia, [...] o então pastor Edir Macedo Bezerra subia os sete degraus do coreto e 'pregava' para poucos. Eram os primeiros passos da Igreja Universal".

É assim que a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) explica, no seu site, como foi fundada no Brasil, nos anos 70. Com promessas de "cura" e "prosperidade", a instituição religiosa multiplicou o número de fiéis não só no Brasil, mas também por todo o mundo.

Numa África em crise, igrejas neopentecostais como a IURD encontraram um terreno fértil, explica Teresa Cruz e Silva, pesquisadora social moçambicana da Universidade Eduardo Mondlane, em entrevista à DW.

Templo da IURD em Nampula, Moçambique.Foto: DW/J. Beck

IURD em Moçambique

"Em Moçambique, por exemplo, a IURD entra num contexto de crise [após a guerra civil] e a utilização desse contexto faz com que haja uma grande adesão das pessoas. Por exemplo, ao acreditarem que o país pode resolver os problemas, a pobreza", explica Cruz e Silva.

Em 1992, o ano da fundação da igreja no país, a instituição contava com um único pastor que vinha do Brasil e um co-fundador no local, segundo o portal da IURD em Moçambique: "A igreja não contava com uma estrutura consolidada e havia poucos colaboradores".

Hoje a situação será diferente - além de desenvolver ações sociais e produzir programas de televisão e rádio em Moçambique, a IURD fala em templos cheios de fiéis na rede social Twitter.

A antropóloga brasileira Jaqueline Moraes Teixeira tem estudado a atuação da IURD, que se estima ter, só no Brasil, 1,87 milhões de fiéis. Segundo ela, há nesta instituição uma visão teológica da "nação universal", daí o seu nome. Por isso, a importância de se expandir do Brasil para outros países, explica.

Missão

A missão evangelizadora é um dos elementos da fé cristã católica e das igrejas chamadas neopentecostais, como a IURD. De modo semelhante aos missionários católicos do passado colonial, as igrejas neopentecostais almejam levar a "mensagem do evangelho" aos mais necessitados, algo tido como uma "missão”. E isso explica por que a IURD atua em outros países, acrescenta a antropóloga brasileira.

A antropóloga brasileira Jaqueline Moraes Teixeira, da Universidade de São PauloFoto: J. M. Teixeira

A IURD cresceu tanto nas últimas décadas em África a ponto de desenvolver projetos na área de saúde pública. Por vezes, substituindo tarefas atribuídas normalmente ao Estado, "a exemplo, os projetos específicos de combate ao HIV/SIDA em África, já que muitos frequentadores neste continente se declaram seropositivos”, explica Moraes Teixeira.

A igreja da "cura"

A Igreja Universal é também considerada a "igreja da cura", diz a professora moçambicana Teresa  Cruz e Silva. "Se lermos os jornais da Igreja Universal, eles relatam que curam doenças incuráveis pela medicina, e as pessoas aderem pelas promessas que são feitas", explica.

Mercado da Fé - IURD / Africa - MP3-Mono

This browser does not support the audio element.

Mas, para alcançarem a "cura material" e "espiritual", muitos dão tudo o que têm em forma de dízimos, fazendo-o "na esperança de receberem sempre mais".

É aí que surge a ideia de um "mercado da fé", pois "negocia-se com a fé das pessoas" em situação de crise - algo que, segundo os especialistas, explica a grande ascensão da Igreja Universal do Reino de Deus nos últimos anos em países africanos.

* Após a publicação desta peça, a Igreja Universal do Reino de Deus esclareceu, numa nota à DW, que "o dízimo representa apenas a décima parte daquilo que o indivíduo recebe no mês - e não corresponde a outra coisa". Além disso, segundo esta igreja, quem "devolve" o dízimo "não o faz com o objetivo de receber mais", mas por "obediência à palavra de Deus. Não se trata de uma doutrina da Igreja Universal, mas sim um ensinamento bíblico. Além disso, não devolve o dízimo somente quem está em crise ou porque está em crise, mas todos aqueles que optam por obedecer às Sagradas Escrituras", escreveram.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW