1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

A reforma do estatuto do jornalista no Brasil

18 de setembro de 2009

No Brasil, o Tribunal Supremo decidiu em Junho revogar uma lei que limitava o acesso à profissão de jornalista a candidatos com curso superior. A sentença suscitou controvérsia entre os profissionais da comunicação.

Jornalistas preparam as suas câmaras diante do edifício do Parlamento Federal em Berlim. No Brasil deixou agora de ser necessário um curso superior para exercer esta profissão.Foto: AP

Ao fornecer informação detalhada, os jornalistas criam uma base de particpação na vida política para todos os cidadãos. Deste modo, os meios de comunicação ajudam a assegurar o funcionamento dum estado democrático. Por isso, são chamados de "quarto poder".

Mas quem pode trabalhar como jornalista? Essa é uma pergunta para a qual existem muitas respostas diferentes. No padrão alemão, por exemplo, o acesso à profissão é livre a todas as pessoas, independentemente da sua formação. Já no Brasil, durante mais de quarenta anos, só quem tinha a formação superior em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, poderia, por direito, exercer essa profissão.

Saltar a secção Mais sobre este tema