1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

UE e Moçambique assinam Acordo de Parceria Económica

Leonel Matias (Maputo) | Lusa
10 de outubro de 2017

As autoridades moçambicanas destacam a importância deste acordo de parceria com a União Europeia com a duração de 10 anos para o desenvolvimento económico do país.

Flaggen der EU
Foto: picture alliance/dpa/J. Kalaene

Segundo Kaluwa Bergamota, encarregada do setor privado e comércio na delegação da União Europeia em Moçambique "o objetivo do acordo é expandir o comércio, atrair investimentos, abrir mais oportunidades para o setor privado e criar emprego."

Kaluwa Bergamota disse ainda que o acordo vai garantir um regime estável e previsível para as trocas comerciais.

O acordo garante o acesso ao mercado europeu sem taxas aduaneiras e sem limites de quantidades para todos os bens exportados de Moçambique para a União Europeia, exceto armas e armamentos, acrescentou.

Por seu turno, o Diretor Nacional do Comércio Externo de Moçambique, Amílcar Arone, afirmou que "o acordo de parceria económica constitui um instrumento legal compatível com as regras da União Mundial do Comércio e está assente nos seguintes princípios: desenvolvimento, diferenciação, assimetrias e regionalismo".Amílcar Arone sublinhou o facto de que o acordo de parceria económica tem não só uma componente comercial como também de desenvolvimento. Neste âmbito está prevista a assistência técnica, que poderá contribuir para Moçambique melhorar a qualidade dos seus produtos e cumprir com os requisitos impostos para o acesso ao mercado europeu.

Moçambique / UE-Acordo - MP3-Mono

This browser does not support the audio element.

"Neste momento, muitas vezes os nossos produtos não reúnem os requisitos para serem aceites no mercado europeu" explicou Amílcar Arone.

Aumento das exportações e melhorias na balança comercial

Um outro ganho do acordo apontado por Amílcar Arone é que vai impulsionar as exportações, contribuindo para melhorar a balança comercial, numa altura em que Moçambique importa mais do que exporta para o mercado europeu.

Para a encarregada do setor privado e comércio na delegação da União Europeia em Moçambique, Kaluwa Bergamota, o acordo de parceria económica vai permitir que "o setor privado possa investir com uma visão a longo prazo num quadro estável para o comércio".Para além de Moçambique vão beneficiar do acordo de exportação para a União Europeia sem taxas aduaneiras nem limites de quantidades de produtos a colocar naquele mercado a África do Sul, Botswana, Lesotho, Namíbia e Swazilândia.

Reunião entre UE e a SADC, em Maputo (2013)Foto: DW/R. da Silva

Negociações entre UE e organizações regionais

Recorde-se, que há  vários anos, a União Europeia negoceia os Acordos de Parceria Económica (APE) com quatro blocos regionais distintos: África Austral (SADC), África Ocidental (CEDEAO), África Central (CEMAC) e da África Oriental (EAC).

O prazo inicialmente definido para concluir as negociações foi dezembro de 2007, coincidindo com a Cimeira UE/África em Lisboa, mas vários países vieram então publicamente reclamar contra a assinatura dos acordos, argumentando que o previsto acesso de produtos europeus aos países africanos livres de taxas aduaneiras prejudicaria o desenvolvimento da economia dos Estados africanos. Consequentemente, Bruxelas viu-se forçada a prolongar as negociações. Recentemente, a União Europeia firmou Acordo de Parceria Económica com Botsuana, Lesoto e Suazilândia.Os APE vão substituir o regime preferencial de comércio entre UE e África, que foi considerado pela Organização Mundial de Comércio contrário aos regulamentos internacionais em vigor.

Foto: Montage DW / AP

Em 2008, as principais exportações dos quatro países (Botsuana, Lesoto, Moçambique e Suazilândia) para a UE foram alumínio, diamantes, açúcar, carne bovina e peixe, enquanto as principais exportações da UE para estes países africanos foram máquinas mecânicas, máquinas eléctricas, fertilizantes e veículos.

No âmbito desta parceria, Moçambique exportou para a UE alumínio, que representa 84 por cento das exportações, tabaco (nove por cento) e peixe/camarões (4,4 por cento).  Os produtos da UE são 20 por cento das importações totais de Moçambique (principalmente produtos industriais).

"A região da SADC foi o maior beneficiário de comércio com a UE até hoje e o APE permitirá que a região melhore a competitividade, diversifique as suas exportações, e construa redes de cooperação regional fortes em apoio às que actualmente existem ou estão sendo desenvolvidas", indica um comunicado da Comissão Europeia enviado à Agência de notícias Lusa em Maputo.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW