Para conter avanço do coronavírus, Alemanha vai fechar as suas fronteiras com a França, Áustria e Suíça. Medida é válida a partir das 8h (horário local) desta segunda (16.03). País regista quase 4.000 casos da Covid-19.
Publicidade
O Governo alemão decidiu este domingo (15.03) fechar as suas fronteiras com a França, Áustria e Suíça para conter o avanço do novo coronavírus no país. As fronteiras nacionais ao sul e oeste, normalmente livres como parte do Acordo de Schengen, serão fechadas a partir das 8h (horário local) desta segunda-feira (16.03).
A decisão foi anunciada depois de uma reunião entre a chanceler federal alemã, Angela Merkel, o ministro do Interior, Horst Seehofer, e os governadores dos estados alemães fronteiriços, nomeadamente, Baden-Württemberg, Sarre e Renânia-Palatinado.
O transporte internacional de mercadorias entre a Alemanha e os países vizinhos vai permanecer. Cidadãos que vivem e trabalham entre dois países vão poder igualmente atravessar a fronteira.
Além de tentar conter a pandemia da Covid-19, a medida visa a impedir compras em massa por cidadãos estrangeiros para estoque de alimentos e outros artigos, o que já tem causado problemas de abastecimento nas áreas próximas às fronteiras.
Vida pública paralisada
A vida pública no país está a ser paralisada: concertos, jogos e feiras estão a ser cancelados e escolas ficam fechadas. A capital Berlim proibiu eventos com mais de 50 participantes. Quem viaja de ônibus em Berlim, só pode entrar pelas portas traseiras, a fim de não contagiar o motorista. E os trens de longa distância são agora limpos a cada duas horas, em vez das usuais quatro.
Na última semana de fevereiro, o número de passageiros do Aeroporto de Frankfurt caiu 14,5%. O setor taxista registrou queda de faturamento de até 40%.
A vice-chefe do grupo parlamentar do Partido Social Democrata (SPD) da Alemanha, Bärbel Bas, afirmou que uma extensa paralisação da vida pública pode não ser suficiente. "Se o número de novas infeções com as medidas atuais não podem diminuírem, um bloqueio completo pode também ser considerado", afirmou.
A Alemanha é um dos países do mundo mais atingidos pela pandemia, com 3.795 casos confirmados da Covid-19.
Covid-19: "União Europeia" suspende futebol
Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra e Alemanha suspenderam os campeonatos profissionais de futebol devido à propagação do coronavírus.
Foto: DW
Premier League
Depois de ter sido tornado público dois casos de covid-19 na Premier League, os responsáveis do futebol inglês anunciaram a suspensão do futebol em Inglaterra pelo menos até 2 de abril.
Foto: Reuters/Action Images
Liga Francesa
Em França, também já foi anunciada a suspensão imediata do campeonato francês por tempo indeterminado. Em comunicado, a organização afirma que esta decisão tem por base o pedido do Governo francês no âmbito do combate à covid-19.
Foto: Getty Images/AFP/S. Schurmann
Liga Espanhola
A primeira e a segunda liga de futebol profissional de Espanha estão suspensas devido à Covid-19. Inicialmente, os responsáveis pelo futebol espanhol tinham anunciado a realização dos jogos à porta fechada. No entanto, a medida pareceu não ser suficiente e, agora sim, os campeonatos estão suspensos por duas jornadas.
Foto: Reuters/S. Perez
Real Madrid
Uma das maiores equipas do mundo, o Real Madrid, anunciou que as equipas profissionais de futebol e basquetebol estão em quarentena. Em causa está o caso de um jogador da equipa de basquetebol que deu positivo ao teste de coronavírus. As equipas de ambas as modalidades utilizam as mesmas instalações do clube.
Foto: picture-alliance/empics/N. Potts
Liga Portugal
A Federação Portuguesa de Futebol suspendeu as competições de futebol e futsal por tempo indeterminado. "Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol", diz um comunicado.
Foto: imago images/GlobalImagens/P. Correia
Série A
O Governo italiano ordenou a suspensão dos jogos da Série A. Na Juventus, Rugani está em isolamento enquanto o clube tenta perceber com quem é que ele contactou, refere a "Vecchia Signora". Rugani, de 25 anos, é o primeiro jogador da Série A a dar positivo nos testes ao novo coronavírus.
Foto: picture-alliance/Newscom/J. Moscrop
Bundesliga
A presidência da DFL anunciou a suspensão do futebol alemão até, pelo menos, 2 de abril. A Liga invocou o medo de "novas infeções". Mas o objetivo é terminar o campeonato alemã até ao verão.