1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Alemanha e Angola firmam parcerias econômicas

3 de julho de 2012

Em visita a Angola, a secretária estadual de Economia, Infraestrutura, Transportes e Tecnologia da Baviera, Katja Hessel, reafirmou o interesse alemão em investir nos setores de capacitação, energia e infraestrutura.

Verwendung weltweit, usage worldwide, No third party sales., Keine Weitergabe an Drittverwerter., Bitte Einschränkungen der Hand Afrika; Afrikanisch; Alan Gignoux; Angola; Angolan; Anpassung; Auswirkung; Farbe; Fotographie; Gebäude; Gehäuse; ImpactPhotos1; Küste; Land; Luanda; Meer; Palme; Skyline; Strand; Straße; Struktur; Tag; Tor; Wohnung; Wolkenkratzer; cityscape; ernstlich; errichtendes Äußeres; flach; hohe Winkelsicht; horizontal; niemand; photograph; städtisch; skyline; nobody; impact; high; angle; view; building; exterior; Alan; Gignoux; Republic; of; Southern; Africa; urban; sea; coast; capital; beach; street; skyscraper; country; housing; day; port; palm; tree; colour; Af; photographer; landscape; flat; apartment; residence; goal; structure; route; roads; Road_Transport; palm tree; countryside; littoral; coastal; box; apartment building; buildings; color; alignment; African
Foto: picture-alliance/Alan Gignoux/imagestate/Impact Photos

A melhoria das relações econômicas entre Alemanha e Angola é o ponto fundamental da visita de trabalho a Luanda da missão empresarial liderada pela Secretária de Estado de Economia, Infraestrutura, Transportes e Tecnologia da Baviera.

Depois de se ter encontrado nesta segunda-feira (02/07) com o ministro da Economia e com outros membros do executivo angolano, Katja Hessel concedeu uma conferência de imprensa em que realçou o interesse do investimento bávaro em Angola.

Katja Hessel destacou oportunidades de Angola para empresários alemãesFoto: AP

"O enfoque são as relações econômicas entre a Baviera e Angola, queremos ampliar essas relações, que já têm uma base sólida, já que o volume comercial quase dobrou desde 2007. Angola é um país em ascensão, com uma enorme riqueza de recursos que oferece inúmeras oportunidades também para negócios", disse Hessel.

Os empresários alemães que acompanham a secretária de estado da Baviera manifestaram interesse por um rápido desenvolvimento com empresas angolanas. A Câmara de Comércio de Munique coopera há vários anos com a Associação dos Industriais de Angola (AIA) na área da capacitação de pessoal.

"Assinamos um memorando de entendimento com a AIA e podemos lançar esse projeto de parceria que contribui para um reforço nas capacidades da Associação Industrial Angolana", disse o representante da câmara, Stefan Loibl.

Oportunidades no setor energético

O embaixador alemão em Angola, Jorg Marquard, disse que os empresários bávaros querem marcar presença em Angola, sobretudo nas aéreas da energia e da infraestrutura. "Do lado da Baviera o interesse de realmente fazer alguma coisa é muito grande. A Baviera tem um grande potencial na construção de turbinas, por exemplo. E no ano passado foi mencionado, durante a visita da nossa chanceler, que o governo de Angola tem interesse em obter tecnologia da Alemanha para a construção de barragens", lembrou Marquard.

A Câmara de Indústria e Comércio da Baviera mantém desde 2010 um projeto de parceria com a Associação das Industrias de Angola (AIA), que visa, designadamente, aumentar a oferta de formação profissional em Angola. Esta é a segunda viagem de uma delegação bávara a Angola.

Parceria nas alturas

Sociedade entre LSG Sky Chefs e TAAG deve gerar 300 empregos diretosFoto: LSG Sky Chefs

Recentemente Alemanha e Angola fecharam parceria também na área de serviços de alimentação, também conhecida como 'catering'. Uma das maiores empresas do setor no mundo, a LSG Sky Chefs, associou-se à transportadora aérea angolana TAAG para criar uma sociedade mista e prevê oferecer diariamente mais de seis mil refeições.

O projeto, avaliado em mais de 8,5 milhões de euros, havia sido anunciado há um ano, durante a visita da chanceler federal alemã, Angela Merkel, a Angoola. A LSG Sky Chefs ficou com 40% da sociedade e a TAAG com 35%. O restante foi dividido entre a Angola Catering (20%) e a Empresa Nacional Angolana de Navegação Aérea – ENANA (5%).

O presidente do Conselho de Administração da recém-criada LSG Sky Chefs TAAG Angola. Alfred Riger, disse que as refeições serão preparadas com frutas e vegetais angolanos e também com ingredientes estrangeiros. O negócio deve gerar 300 postos de trabalho diretos.

Autor: António Carlos (Luanda) / Lusa
Edição: Francis França/António Rocha

03.07.12. Angola-Baviera - MP3-Mono

This browser does not support the audio element.

Saltar a secção Mais sobre este tema