Alemanha rende-se a melhor versão já vista de Lewandowski
26 de outubro de 2020
O internacional polaco bateu novo recorde na Bundesliga, a principal liga alemã de futebol. O jogador de 32 anos é tido como o melhor do mundo na atualidade. Os números do avançado do Bayern Munique falam por si.
Publicidade
Vamos direto ao assunto! O avançado do Bayern Munique marcou 10 golos e três assistências em apenas cinco jornadas da Bundesliga, um novo recorde. Nunca antes na história um jogador tinha alcançado os dois dígitos nos primeiros cinco jogos da Bundesliga. Neste sábado (24.10) assinou um hat-trick (três golos) na goleada do Bayern Munique sobre Eintracht Frankfurt. Foi a quarta vitória dos bávaros em cinco jogos na liga, somando um total de 22 golos.
Considerado melhor da Euopa2020, Lewandowski tem mais golos do que, por exemplo, toda a equipa do Schalke 04 na presente temporada. Depois de uma impressionante exibição diante do Frankfurt, o avançado surpreendeu quando pediu para ser substituído na partida - pensado no calendário apertado dos campeões europeus na Bundesliga, na Taça da Alemanha e nas competições europeias, devido à Covid-19.
"Ele pediu para ser substituído hoje. É a única novidade porque, sobre os golos já sabemos quem é ele”, disse o treinador do Bayern Munique, Hansi Flick, no final do jogo. Aos 90 minutos saiu e deu lugar ao Choupo-Moting.
Letal na área
Se continuar a este ritmo, Lewandowski terá 68 golos no final da temporada, baterá o recorde que ainda pertence ao lendário Gerd Müller. Dizer que o polaco é o melhor finalizador do mundo não é nenhuma novidade e nada que surpreenda para quem acompanha o jogador de 32 anos, que prova a sua classe repetidamente.
Fechou a época passada 2019|20 com 55 golos em 47 partidas e os títulos da Bundesliga, da Taça da Alemanha, da Liga dos Campões, da Supertaça da Alemanha e da Supertaça da Europa. Como se não bastasse, Lewandowski foi o melhor marcador da Liga dos Campões com 15 golos e seis assistências. Eleito melhor da época na Alemanha, o camisa nove do Bayern marcou 34 golos e quatro assistências em 31 jogos na Bundesliga, o que não acontecia desde 1976|77.
O índice de golos de Lewandowski é de 0,86 por jogo, quase igual ao do melhor marcador que a Alemanha já viu, o Gerd Müller - com 0,89 por jogo. Müller em 576 jogos marcou 515 golos. Lewandowski atualmente com 297 jogos leva 256 golos para a sua conta pessoal. Superou de longe o Luca Toni e Mario Gomez, dois ex-atacantes do Bayern Munique.
UEFA: Robert Lewandowski é o Jogador do Ano 2019/20
Avançado polaco de 32 anos somou 55 golos e 10 assistências em 47 jogos oficiais. Lewandowski ganhou com um total de 477 pontos, mais que todos os restantes nove jogadores da lista final somados.
Foto: Getty Images/A. Barrientos
Jogador do Ano UEFA 2019/20: Robert Lewandowski
Mais do que voltar a descrever os números de Lewandowski esta temporada, mencionar só este facto: Lewandowski somou 477 pontos dos votantes, mais do que todos os restantes nove jogadores que compuseram a lista final ao prémio de melhor jogador da Europa. Havia necessidade de abrir votação?
Foto: UEFA Pool/Reuters
Jogadora do Ano UEFA 2019/20: Pernille Harder
Pernille Harder tornou-se a primeira jogadora a vencer pela segunda vez o cobiçado prémio. A primeira havia sido em 2017/18. A atacante da Dinamarca, de 27 anos, também foi eleita Avançada do Ano da UEFA Liga dos Campeões na edição inaugural dos prémios.
Foto: picture-alliance/ZUMA Press/D. Porcelli
Treinador do Ano UEFA feminino: Jean-Luc Vasseur
Jean-Luc Vasseur, do Lyon, venceu o primeiro prémio de treinador do ano da UEFA de futebol feminino. Vasseur bateu a concorrência de Stephan Lerch, do Wolfsburgo, e de Lluís Cortés, do Barcelona, para conquistar a edição inaugural do prémio.
Foto: Franck Fife/AFP
Treinador do Ano UEFA: Hansi Flick
Sem surpresa, Hansi Flick foi premiado como o treinador do ano no futebol europeu. O técnico alemão orientou o Bayern Munique em 40 jogos oficiais. Ganhou 36 jogos e conquistou um quíntuplo de títulos: Bundesliga, DFB-Pokal, Liga dos Campeões, Suçertaça Europeia e a Supertaça da Alemanha.
Foto: UEFA Pool/Reuters
Melhor Guarda-Redes - Manuel Neuer
Indiscutivelmente, o melhor guardião da última temporada. Seguramente, o melhor guarda-redes alemão da atualidade. Futuramente, será lembrado como um dos melhores da história do futebol mundial. Aos 34 anos, Manuel Neuer está em ponto rebuçado e é um dos líderes do Bayern Munique.
Foto: Imago Images/kolbert/B. Schreyer
Melhor Defesa - Joshua Kimmich
A posição de formação de Kimmich é de defesa-direito. No entanto, a par do que aconteceu com Philip Lahm, antiga lenda do Bayern Munique e futebol alemão, Kimmich é agora um médio defensivo como há poucos no futebol europeu. Sete golos e 17 assistências para o maestro do Bayern Munique. Que grande época que o consolidou como um dos jogadores mais completos da Europa.
Foto: picture-alliance/firo Sportphoto/J. Fromme
Melhor Médio - Kevin De Bruyne
O médio belga de 29 anos é um dos melhores jogadores do futebol europeu e mundial. Em 48 jogos oficiais, De Bruyne participou com 16 golos e 23 assistências. Os números valeram-lhe também a distinção como Jogador do Ano da Premier League.
Foto: picture-alliance/dpa/empics/M. Rickett
Melhor Avançado - Robert Lewandowski
Havia dúvidas? O melhor avançado da última época e, acima de tudo, o melhor jogador. 55 golos e 10 assistências em 47 jogos oficiais. Foi o melhor marcador de todas as competições em que participou. Acima de todas, a Liga dos Campeões: 15 golos. Ficou a dois golos do recorde de Cristiano Ronaldo...
Foto: picture-alliance/SvenSimon/F. Hoermann
Melhor Guarda-Redes: Sarah Bouhaddi
É a vencedora inaugural do prémio que distingue a Guarda-redes da Época da UEFA Liga dos Campeões Feminina. A guarda-redes francesa de 33 anos ajudou a conquistar o quinto título consecutivo do Lyon e o sétimo no total.
Foto: Reuters/D. Staples
Melhor Defesa: Wendie Renard
A capitã do Lyon, de 30 anos, ergueu a Liga dos Campeões pelo quinto ano consecutivo, elevando o seu próprio recorde pessoal para sete títulos e nove finais, ao lado da guarda-redes e também premiada, Sarah Bouhaddi.
Foto: Imago Images/PanoramiC/G. Le Goff
Melhor Média: Dzsenifer Marozsán
A internacional alemã voltou a ter grande impacto em nova conquista do título europeu por parte do Lyon, com as suas cinco assistências para golo (mais do que qualquer outra jogadora na prova) a comprovarem a sua influência.
Foto: picture-alliance/dpa/Maxppp/P. Renault
Melhor Avançada: Pernille Harder
Harder, finalista vencida da edição 2019/20 da Liga dos Campeões, com a camisola do Wolfsburgo, em agosto. Na última temporada, assinou 38 golos em 33 jogos pelo conjunto germânico, na caminhada para mais uma "dobradinha" na Alemanha.