1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Desporto

Alemanha vai organizar o Europeu 2024

António Deus
27 de setembro de 2018

Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, anunciou a Alemanha como organizadora do Europeu de Futebol, em 2024. Turquia foi a candidatura derrotada.

Bekanntgabe EM-Gastgeber 2024
Foto: picture-alliance/dpa/S. Stache

Está encontrado o anfitrião do Euro 2024. Esta quinta-feita (27.09), na Suiça, o Comité Executivo da UEFA votou e elegeu a Alemanha como anfitriã da 17ª edição da mais importante competição de futebol de seleções, na Europa. Pela segunda vez, a Alemanha vai organizar um campeonato europeu de futebol, da UEFA.

A primeira vez, foi em 1988. Na altura, a Alemanha estava dividida, e coube à RFA (República Federal Alemã) organizar o Europeu, que viria a ser ganho pela Holanda, consagrada na altura como a "laranja mecânica".

Reinhard Grindel - Presidente da DFBFoto: picture-alliance/dpa/S. Stache

A candidatura concorrente foi da Turquia, país que nunca organizou uma competição internacional de seleções. Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, elogiou ambas as candidaturas, mas foi o projeto da DFB (Federação Alemã de Futebol), a levar a melhor. 

O Presidente da Federação Alemã de Futebol (DFB), Reinhard Grindel, agradeceu o voto de confiança da UEFA.

"Gostaria de agradecer ao Comité Executivo da UEFA, o voto de confiança em nós. Estou ciente da enorme responsabilidade e do significado que esta competição tem para a UEFA. O trabalho começa já amanhã, e vamos fazer de tudo para corresponder às expetativas colocadas em nós".

Philipp Lahm - Porta-voz do Comité Organizativo do Euro 2024Foto: picture-alliance/dpa/S. Stache

Quem também não escondeu o sorriso foi Philipp Lahm. A lenda do futebol alemão, abandonou os relvados em 2017 e é agora o porta-voz do Europeu de Futebol, troféu que nunca conquistou pela seleção alemã. Lahm já falou como líder do comité que vai organizar o Euro 2024.

"Queremos organizar uma grande festa do futebol e mostrar ao mundo a nossa hospitalidade".

Ora, a candidatura concorrente da Alemanha foi a Turquia. De acordo com a UEFA, o projeto turco tinha várias falhas como, uma ligação limitada de transportes, economia instável e, acima de tudo, os direitos humanos.Todos estes fatores pesaram na decisão: a Alemanha venceu a Turquia com 12 votos contra 4, e apenas uma abstenção.

Alemanha vai organizar o Euro 2024

This browser does not support the audio element.

Aleksander Čeferin, presidente da UEFA, afirmou que foi uma votação clara e que está ansioso pelo que a Alemanha poderá oferecer.

"Primeiro que tudo, a votação foi transparente e democrática. Todas as decisões democráticas são as melhores e acertadas. Resta-me dizer que estou ansioso por assistir a um fantástico Europeu de 2024.

O Euro 2024 vai-se jogar na Alemanha, entre os meses de junho e julho, espalhado por 10 cidades do território alemão.

Esq. e Dta - Membros Comité Executivo da UEFA. Centro: Aleksander Čeferin, PresidenteFoto: Harold Cunningham/UEFA via Getty Images/dpa

Confira os estádios que serão utilizados na Eurocopa de 2024:

  • Berlim (Estádio Olímpico - capacidade para 70.033)
  • Colónia (RheinEnergie Stadion - 46.922)
  • Dortmund (Signal Iduna Park - 61.524)
  • Düsseldorf (Merkur Spiel-Arena - 46.264)
  • Frankfurt (Commerzbank-Arena / Waldstadion - 48.057)
  • Gelsenkirchen (Veltins Arena - 49.471)
  • Hamburgo (Volksparkstadion - 50.215)
  • Leipzig (Red Bull Arena - 46.635)
  • Munique (Allianz Arena - 66.0267)
  • Stuttgart (Mercedes Benz Arena - 50.998)
Saltar a secção Mais sobre este tema