1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaÁfrica do Sul

ANC confirma apoio para Governo de Unidade Nacional

ad | EFE
17 de junho de 2024

O Congresso Nacional Africano, que governa a África do Sul desde 1994, anunciou que cinco grupos políticos assinaram um acordo para formar um Governo de Unidade Nacional.

O Presidente Cyril Ramaphosa ganhou as eleições gerais sem maioria absoluta
O Presidente Cyril Ramaphosa ganhou as eleições gerais sem maioria absolutaFoto: Zhang Yudong/Xinhua/picture alliance

Em comunicado, o partido que venceu as eleições gerais de 29 de maio disse que os cinco partidos no Governo de Unidade Nacional serão o ANC (centro-esquerda), a Aliança Democrática (AD, centro-direita liberal), o Partido da Liberdade Inkatha (IFP, conservador e nacionalista zulu), o GOOD (social-democrata) e a Aliança Patriótica (AP, extrema-direita).

"Esse grupo representa 273 assentos na Assembleia Nacional, 68% dos assentos", detalhou o ANC.

"As discussões com outros partidos ocorrem num espírito de inclusão. O ANC, mais uma vez, aproveita para convidar os partidos políticos que decidiram ficar de fora deste esforço a reconsiderar e a juntarem-se ao Governo de Unidade Nacional", acrescentou.

O histórico Congresso Nacional Africano, que governa o país desde as eleições de 1994, vencidas por Nelson Mandela, obteve 40,18% dos votos em 29 de maio, o equivalente a 159 das 400 cadeiras da Assembleia Nacional. 

Ramaphosa, de 71 anos, toma posse na quarta-feira (19.06), numa cerimónia nos Union Buildings, a sede do Governo na capital, Pretória, que deverá contar com a presença de muitos líderes africanos, especialmente da África Austral.

Reflexões Africanas: Eleições na África do Sul como modelo

04:27

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema