1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Angola: Juízes afastam presidente do Tribunal Supremo

Lusa | ns | gcs
17 de março de 2023

Plenário do Tribunal Supremo exige o afastamento do juiz presidente, Joel Leonardo, enquanto decorrem investigações. Leonardo tem sido acusado de corrupção, nepotismo e má gestão, mas o magistrado nega.

Tribunal Supremo de Angola
Foto: Borralho Ndomba/DW

O plenário do Tribunal Supremo decidiu afastar o juiz presidente, Joel Leonardo, "enquanto durarem as investigações em curso", indicando como substituta a juíza mais antiga, Teresa da Rosa Buta.

De acordo com a agência Lusa, a questão prévia foi levantada esta sexta-feira (17.03), na abertura da sessão ordinária do plenário, tendo em conta "os factos que vêm sendo alegadamente imputados ao venerando juiz conselheiro presidente, Dr. Joel Leonardo".

No âmbito da deliberação tomada pelo plenário a 07 de março, lê-se no documento, "este deverá afastar-se da Presidência dos Plenários e indicar-se a veneranda juíza conselheira presidente da câmara mais antiga, para o efeito, enquanto durarem as investigações em curso".

Segundo o Novo Jornal, os juízes do Tribunal Supremo já remeteram a deliberação sobre o afastamento de Joel Leonardo ao Presidente da República, João Lourenço.

O presidente do Tribunal Supremo é acusado, há meses, de estar alegadamente envolvido em atos de corrupção, nepotismo e má gestão, o que já levou a Associação de Juízes de Angola a pedir uma investigação por parte da Procuradoria-Geral da República (PGR). O magistrado nega as acusações.

Angola: A influência do sistema político na balança do poder

05:33

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema