Ansu Fati e Camavinga na lista final ao prémio "Golden Boy"
15 de outubro de 2020
Ansu Fati e Eduardo Camavinga, dois prodígios do futebol mundial da atualidade, ambos de origem africana, estão entre os 20 finalistas ao prémio "Golden Boy", que distingue o melhor futebolista com menos de 21 anos.
Publicidade
Os dois "meninos de ouro" do futebol europeu estão a viver momentos de sonhos e agora concorrem ao prémio "Golden Boy 2020" com alguns nomes de peso, numa lista final que começou com 100 ‘promessas', e cujo vencedor será distinguido numa gala a 14 de dezembro.
Ansu Fati, nascido a 31 de outubro de 2002, na Guiné-Bissau, estreou-se na equipa principal do Barcelona, em agosto de 2019, tendo já marcado esta época três golos em três jogos e uma assistência na LaLiga, a principal liga espanhola de futebol. Fati foi eleito o melhor jogador de setembro, por liderar a lista dos melhores marcadores da prova, superando Messi.
Ao serviço da seleção espanhola de futebol, o prodígio em quatro aparições fez um golo.
Outro craque a encantar o futebol europeu é Eduardo Camavinga, jogador de Stade Rennes FC, da Ligue 1, a principal liga francesa de futebol. Com 17 anos, nasceu a 10 de novembro de 2002, em Miconje, na província angolana de Cabinda, é filho de congoleses. Camavinga marcou um golo e uma assistência em seis jogos pela Stade Rennes FC. O médio que está na mira dos grandes clubes europeus já leva dois jogos e um golo com a seleção principal de França.
Lista completa dos 20 Golden Boy2020
Na lista final de candidatos ao prémio "Golden Boy'" divulgada esta quinta-feira (15.10), que merecerá o voto de 40 jornalistas, além de Fábio Silva, são candidatos ao prémio Jadon Sancho e Erling Haaland (Borussia Dortmund), Ansu Fati e Sergino Dest (FC Barcelona), Phil Foden e Ferran Torres (Manchester City), Rodrygo e Vinicius Júnior (Real Madrid), Mitchell Bakker (Paris Saint-Germain), Camavinga (Rennes), Jonathan David (Lille), Alphonso Davies (Bayern Munique), Ryan Gravenberch (Ajax), John Greenwood (Manchester United), Hudson-Odoi (Chelsea), Dejan Kulusevski (Juventus), Bukayo Saca (Arsenal), Dominik Szoboslai (Salzburgo) e Sandro Tonali (AC Milan).
Na história do prémio entregue desde 2003, Cristiano Ronaldo, considerado várias vezes o melhor jogador do mundo da FIFA e também vencedor da Bola de Ouro da France Football, foi o terceiro em 2003 no prémio "Golden Boy" e segundo em 2004.
Do show de Neymar ao isolamento de Cristiano Ronaldo
O futebol viu um pouco de tudo nos jogos das seleções. Neymar supera "Fenómeno" e entra para a história da "canarinha". Ronaldo foi afastado antes do duelo de Portugal com a Suécia. E Moçambique soma a segunda derrota.
Foto: Reuters/M. Dalder
Neymar é o 2º melhor marcador da história da seleção brasileira
Neymar tem vindo a assumir as despesas da seleção canarinha. Na 2.ª jornada do apuramento para o Mundial de 2022, o jogador do PSG marcou 3 golos, na vitória do Brasil frente ao Peru, por 4-2. Neymar passa a ter 64 golos. Ultrapassou Ronaldo "Fenómeno" como o 2º melhor marcador da história do Brasil e está a 13 golos de Pelé. Em 2 jogos, Ney assinou 3 golos e 2 assistências.
Foto: Reuters/C.G. Rawlins
Gnabry fez 14.º golo na seleção alemã com "toque mágico"
Serge Gnabry nasceu em Stuttgart, na Alemanha, mas tem origens da Costa do Marfim. O jogador do Bayern, de 25 anos, marcou 14 golos em 15 jogos pela seleção alemã, que empatou 3-3, na terça-feira, com a Suíça. O "toque mágico" do craque aos 60 minutos para o terceiro golo dos germânicos corre mundo. A Alemanha está no Grupo 4 da Liga das Nações. Gnabry fez 3 golos em 3 jogos da Bundesliga 20/21.
Foto: Markus Gilliar/GES/picture-alliance
Ronaldo em isolamento devido à Covid-19
Portugal enfrenta esta quarta-feira (14.10) a Suécia, no estádio José Alvalade, em Lisboa, em jogo a contar para a quarta jornada da Liga das Nações. A grande novidade é a ausência do capitão luso, Cristiano Ronaldo, infetado com Covid-19. Ronaldo é o terceiro jogador de Portugal infetado com a Covid-19, depois de José Fonte e Anthony Lopes. Os três jogadores estão afastados da seleção das quinas.
Foto: Thibault Camus/AP/picture-alliance
Espanha de Ansu Fati derrotada
A seleção espanhola, com Ansu Fati a titular, perdeu por 1-0 com a Ucrânia na 4ª jornada da Liga das Nações. O jogador do Barcelona, de 17 anos, fez o 4º jogo pela Espanha e conta com um golo na seleção. O jogador de origem guineense foi considerado melhor jogador do mês de setembro em Espanha e é o melhor marcador de LaLiga com 3 golos em três jogos e uma assistência.
Foto: picture-alliance/AP Photo/B. Armangue
Nova Zelândia anula particular com Inglaterra face ao aumento de casos
A Nova Zelândia decidiu não disputar o jogo particular com Inglaterra, previsto para 12 de novembro, em Wembley, devido às "complicações" existentes com a evolução da pandemia de Covid-19. O presidente da Federação de Futebol, Andrew Pragnell, justificou a recusa em viajar para Inglaterra face "às restrições atualmente em vigor", bem como o "crescente aumento de casos de Covid-19 na Europa".
Foto: Reuters/K. Pfaffenbach
Moçambique com dois jogos e duas derrotas
Depois da derrota diante da Guiné-Bissau por 1-0, a seleção moçambicana de futebol voltou a perder contra Angola, por 3-0, com dois golos de Mateus e um de Gelson Dala, em jogo de preparação disputado em Rio Maior, Portugal. As duas seleções preparam a fase de qualificação da CAN2021, que está prevista retomar em novembro, depois de ter sido interrompida em março, devido à pandemia de covid-19.