1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Após saída de Moçambique, Vale ampliará projeto na Indonésia

Lusa
29 de junho de 2021

Vale assina acordo com gigante chinesa para construção e operação de fábrica de processamento de níquel na Indonésia. Em janeiro, a mineradora anunciou "desinvestimento" na exploração de carvão em Moçambique.

Indonesien Nickelmine
Área de implantação do projeto na ilha de SulawesiFoto: Hariandi Hafid/ZUMA Press/imago images

Segundo um comunicado, a joint-venture reúne a subsidiária local do grupo brasileiro, PT Vale Indonesia Tbk, a Taiyuan Iron and Steel, subsidiária da gigante estatal chinesa do ferro e aço China Baowu Steel Group, e a fabricante chinesa de níquel Shandong Xinhai Technology. A Vale terá uma participação de 49 por cento no projeto de processamento de níquel, com as duas empresas chinesas a dividirem os restantes 51 por cento. A fábrica terá lugar na ilha de Sulawesi, na Indonésia. 

Em janeiro a Vale tinha anunciado a intenção de "desinvestimento" na exploração de carvão em Tete, no oeste de Moçambique.  A Vale justificou a sua saída com o objetivo de ser neutra ao nível das emissões de carbono até 2050 e reduzir algumas das suas principais fontes de poluição daquele tipo até 2030. 

A fábrica terá oito linhas de produção para a transformação de ferroníquel, com o objetivo de atingir uma produção anual de 73 mil toneladas de níquel. As três empresas têm agora seis meses para concluir as negociações e lançar o projeto, que "representa uma oportunidade significativa para a Vale e para a Indonésia", defendeu Mark Travers, presidente da Vale Indonesia.

Mais de metade do níquel produzido em todo o mundo é transformado em aço inoxidável, utilizado em projetos de engenharia e no fabricado de objetos metálicos, segundo o Instituto do Níquel, a maior associação de produtores deste metal.

 

Vale suspenderá sua participação na mineração em TeteFoto: DW/A. Zacarias

Parque industrial

A fábrica irá nascer no parque industrial da Shandong Xinhai Technology na ilha de Sulawesi. O diretor-presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, disse na cerimónia de assinatura de acordo estar contente por ver a relação do grupo brasileiro com a China chegar a outros países, referiu a China Baowu Steel.

 Antes da cerimónia, o presidente da China Baowu Steel, Chen Derong, pediu, num encontro com Eduardo Bartolomeo, o reforço do fornecimento de minério da Vale para aumentar ainda mais a produção de aço do grupo chinês, que em 2020 ultrapassou os 100 milhões de toneladas.

As três empresas irão também construir uma central a gás natural para fornecer eletricidade ao projeto e assim reduzir as emissões de carbono em 60 por cento, referiu a China Baowu Steel num comunicado.  A decisão de apostar no gás natural em vez do carvão reflete o compromisso da Vale com a sustentabilidade, sublinhou a diretora-geral da Vale Indonesia, Febriany Eddy.

Tete: Jovem transforma lixo em objectos de decoração

02:09

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema