Apagão deixa cidades sem luz no sul da Europa
28 de abril de 2025
Um apagão elétrico de grandes proporções afetou Portugal, Espanha e partes da França e Bélgica esta segunda-feira (28.04). O corte de energia começou por volta das 12h34 (hora universal), deixando cidades inteiras sem eletricidade, comunicações móveis e serviços essenciais como transportes públicos e semáforos.
Em Portugal, todas as regiões do país foram afetadas, enquanto em Espanha, comunidades como Madrid, Catalunha, Andaluzia e outras também sofreram interrupções. Na França, a região da Costa Basca, incluindo cidades como Hendaye e Bayonne, registrou cortes de energia.
"Incidente excecional"
A Rede Elétrica espanhola confirmou que se trata de um "incidente excecional", provocado por uma flutuação muito brusca no fluxo de energia de rede, de origem desconhecida, que provocou a desconexão de Espanha com o restante sistema elétrico europeu.
No início da tarde de hoje, a Red Eléctrica estimou que a recuperação total do sistema elétrico espanhol poderia levar entre seis e dez horas após o apagão.
O Governo espanhol disse que a circulação de comboios de média e longa distância, parada por causa do apagão que atingia a Península Ibérica, não seria retomada hoje.
"Atenção. Não é previsível que durante o dia de hoje se recupere a circulação de comboios de média e longa distância", escreveu o ministro dos Transportes espanhol, Oscar Puente, na rede social X.
Entretanto, horas depois, o abastecimento de eletricidade em Espanha foi reposto parcialmente em nove das 15 regiões autónomas do país afetadas pelo apagão de hoje, disse a empresa distribuidora de energia, segundo a agência de notícias Lusa.
Causa indefinida
As causas exatas do apagão ainda estão sendo investigadas pelas autoridades, mas há especulações sobre uma possível falha técnica na rede elétrica europeia ou até mesmo um ciberataque.
A Comissão Europeia disse que estava em contacto com as autoridades de Portugal e Espanha e com a rede europeia de operadores para compreender a causa e o impacto do corte maciço no abastecimento elétrico na Península Ibérica.
"Estamos em contacto com as autoridades nacionais de Portugal e Espanha, bem como com a ENTSO-E [Rede Europeia dos Operadores das Redes de Transporte de Eletricidade] para compreender a causa subjacente e o impacto da situação", disse fonte oficial do executivo comunitário à agência Lusa.
Última atualização às 16h26 (UTC - Horário Universal Coordenado)