Atacantes matam 19 pessoas em aldeia no oeste do Níger
22 de agosto de 2021De acordo com o Governo nigerino, o ataque ocorrido na noite de sexta-feira (20.08) teve como alvo civis que rezavam ao início da noite na aldeia de Theim e terá sido provocado por "indivíduos armados, que chegaram a pé e não foram ainda identificados", estando em curso "um inquérito judicial".
Mais cedo, uma fonte local, citada pela agência France-Presse, havia referido que o ataque contra fiéis numa mesquita causou 17 mortos e cinco feridos, enquanto um residente disse que cerca de dez pessoas terão sido mortas.
Este ataque ocorre dias depois de pelo menos 37 civis, incluindo uma dúzia de mulheres e crianças, terem sido mortos na região ocidental do Níger, quando alegados jihadistas atacaram uma aldeia também na região de Tillabéri.
Thiem fica a cerca de 20 quilómetros de três outras aldeias onde uma série de ataques protaginizados por jihadistas ligados ao Estado islâmico, em maio, forçaram mais de 11.000 habitantes a fugir.
Composta por uma vasta área de quase 100.000 quilómetros quadrados, a região de Tillabéri situa-se na zona das "três fronteiras", entre Níger, Mali e Burkina Faso, e é palco regular de ofensivas por grupos afiliados à Al-Qaida ou ao grupo Estado Islâmico.