1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
Última Hora

Ataque ao palácio presidencial do Chade deixa 19 mortos

AP
9 de janeiro de 2025

Ataque ao palácio presidencial do Chade deixa 19 mortos. Presidente Déby Itno estava no local. Autoridades afirmam controle total da situação.

Tschad - n'djamena I Soldaten posieren vor dem Beginn der Medaillenparade der Multinational Joint Task Force (MNJTF)
Foto: Joris Bolomey/AFP

Um ataque ao palácio presidencial do Chade deixou 18 agressores mortos e seis sob custódia, além de um soldado morto e três feridos, informou a mídia estatal nesta quinta-feira (09.01).

O ataque ocorreu na noite de quarta-feira, enquanto o presidente Mahamat Déby Itno estava no palácio, mas as autoridades afirmaram que a situação foi rapidamente controlada.

"A situação está completamente sob controle. Não há motivo para temer", declarou o ministro das Relações Exteriores, Abderaman Koulamallah, em uma transmissão ao vivo pelo Facebook, realizada de dentro do que parecia ser um tranquilo palácio presidencial na noite de quarta-feira.

O ataque coincidiu com a visita do ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, que parabenizou Déby Itno por restabelecer a ordem constitucional.

O incidente ocorreu cerca de uma semana após o país africano realizar eleições parlamentares que deveriam ajudar a restaurar a democracia. No entanto, o principal partido de oposição boicotou as eleições. Os resultados ainda não foram anunciados, mas analistas acreditam que a votação deve ajudar Déby Itno a consolidar seu poder.

Déby Itno assumiu o poder como líder militar após a morte de seu pai, que governou o país por três décadas e foi morto combatendo rebeldes em 2021. Ele venceu umaeleição presidencial no ano passadoque, segundo observadores internacionais, não foi considerada credível.

 

Saltar a secção Mais sobre este tema