1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
SociedadeAlemanha

Ativista sueca Greta Thunberg detida na Alemanha

gcs | DPA | AP | AFP
17 de janeiro de 2023

A jovem ambientalista Greta Thunberg foi detida enquanto protestava contra a demolição da localidade de Lützerath, no oeste da Alemanha, para extrair carvão.

Nordrhein-Westfalen Demonstration nahe bei Tagebau Garzweiler
Foto: Roberto Pfeil/dpa/picture alliance

A ativista sueca Greta Thunberg e outros jovens ambientalistas foram detidos esta terça-feira (17.01) durante um protesto contra a destruição da localidade de Lützerath para expandir uma mina de carvão a céu aberto.

A polícia disse que Thunberg, de 20 anos de idade, fazia parte de um grupo de ativistas que foi até ao limite da mina, embora seja proibido andar no local devido ao perigo de queda. Thunberg foi levada pelos agentes.

"O grupo está sob custódia da polícia", informou uma porta-voz da polícia. No entanto, os ativistas deverão ser libertados em breve, acrescentou.

Protesto no sábado (14.01) junto à mina a céu aberto em LützerathFoto: Florian Görner/DW

Noutros pontos do país, dezenas de jovens colaram-se ao chão em protesto contra o projeto de Lützerath, incluindo junto a um edifício governamental na cidade de Düsseldorf. Perto de Rommerskirchen, cerca de 120 ativistas ocuparam uma linha de comboio usada para transportar carvão.

As autoridades anunciaram o fim da demolição de Lützerath na segunda-feira (16.01), depois de dispersarem centenas de ativistas. Alguns deles chegaram a construir casas nas árvores, para tentar travar a expansão da mina.