1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
EducaçãoMoçambique

Aulas presenciais do 7.º ano recomeçam em Moçambique

Lusa
2 de novembro de 2020

As aulas presenciais do sétimo ano de escolaridade, que abrangem cerca de 530 mil alunos, recomeçam esta segunda-feira (02.11) em Moçambique, após uma suspensão de sete meses como medida de prevenção da Covid-19.

Aulas em tempos de Covid-19Foto: Luciano da Conceicao/DW

"Apelamos aos pais e encarregados de educação para que levem os seus educandos para a escola, o futuro do país depende da educação", afirmou Feliciano Mahambe, porta-voz do ministério.

O responsável adiantou que apenas as escolas com condições de segurança sanitária vão reabrir, mas não indicou quantos estabelecimentos de ensino preenchem esse requisito.

O regresso à escola abrange cerca de 530 mil alunos matriculados em oito mil escolas, segundo dados do Ministério da Educação.

A retoma das aulas segue o princípio de alívio gradual das restrições impostas no âmbito da prevenção e combate à pandemia de covid-19.

Covid-19: Professores "ambulantes" em Manica

03:54

This browser does not support the video element.

A 7.ª classe é uma das que conta com exames de final de ano, tal como as 10.ª e 12.ª cujas aulas presenciais foram retomadas em outubro.

A reabertura das classes sem exame (ou seja, todas as outras além do 7.º, 10.º e 12.º anos) está condicionada à aprovação das autoridades de saúde e educação.

Nos casos em que não houver condições, os alunos vão progredir automaticamente para o nível seguinte.

Ano letivo prolonga-se até fevereiro de 2021

O ano letivo moçambicano arranca usualmente em fevereiro e termina em dezembro, mas desta vez vai prolongar-se e só tem fecho marcado para 26 de fevereiro de 2021.

Moçambique regista um total acumulado de 12.988 casos de infeção pelo novo coronavírus - 80% dos quais recuperados - e 93 mortes.

A pandemia de Covid-19 já provocou quase 1,2 milhões de mortos e mais de 46 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 42.869 mortos confirmados em mais de 1,7 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Saltar a secção Mais sobre este tema