1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Banco Mundial doa 82 milhões para transformação de Maputo

kg | Lusa
13 de dezembro de 2020

Doação é destinada a mudanças profundas no planejamento urbano da capital moçambicana. O projeto prevê a construção do primeiro aterro sanitário da cidade.

Ponte do Katembe, em Maputo, Moçambique
Trabalhos de renovação da ponte do Katembe, em Maputo (2017)Foto: picture-alliance/dpa/J. Muianga

O Banco Mundial aprovou uma doação de cerca de 80 milhões de euros da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) para apoio ao Projeto de Transformação Urbana de Maputo.

"O projeto financiará investimentos críticos em infraestruturas urbanas e apoiará a implementação de reformas municipais", refere o Banco Mundial num comunicado divulgado este sábado (12.12).

Jovens arquitetos africanos enfrentam o crescimento urbano

01:26

This browser does not support the video element.

A evolução do espaço urbanizado "não beneficiou por igual a todos em Maputo, visto que a cidade se expandiu de forma informal, sem um planeamento urbano eficaz e sem investimentos necessários em infraestruturas básicas" justificou André Herzog, líder da equipa do projeto.

A maior parte dos fundos do projeto vai "beneficiar os mais pobres no espaço urbano, investindo na melhoria dos assentamentos informais". O financiamento é também dirigido para a construção do primeiro aterro sanitário da cidade e desativação da lixeira de Hulene.

O projeto ainda inclui a renovação da baixa da urbe e a implementação de um plano urbano para o distrito municipal de Katembe, na margem da baía de Maputo oposta à capital, "onde se espera ocorra a maior parte do futuro crescimento urbano". 

Uma parte do financiamento pretende também reforçar os esforços de mitigação do impacto económico da Covid-19 junto dos grupos mais vulneráveis. Moçambique tem um total acumulado de 140 mortes e 16.812 casos de infeção pelo novo coronavírus, 88% dos quais recuperados.

Saltar a secção Mais sobre este tema