Bayern de Munique: 80 milhões de euros por Lucas Hernández
António Deus
28 de março de 2019
Os hexacampeões alemães bateram a cláusula de rescisão e contratam o defesa-esquerdo ao Atlético de Madrid. Hernández é a transferência mais cara da história da Bundesliga.
Publicidade
É um momento histórico na Bundesliga. Lucas Hernández, jogador francês de 23 anos, protagoniza a transferência mais cara da história do campeonato alemão. O defesa-esquerdo foi contratado ao Atlético de Madrid e vai custar 80 milhões de euros (cláusula de rescisão), ao Bayern Munique. 40 milhões já foram pagos e outros 40 serão depositados na conta do "Atléti" no verão. Hernández chega a 30 de julho e vai assinar por cinco temporadas.
Hasan Salihamidžić, diretor desportivo do Bayern Munique, afirmou estar "muito satisfeito" pela contratação "de um dos melhores defesas do mundo e atual campeão mundial", acrescentando ainda que Hernández "vai prolongar a tradição dos jogadores franceses na história do Bayern Munique".
Lucas Hernández está fora dos relvados, devido a uma lesão nos ligamentos do joelho direito e será forçado a uma intervenção cirúrgica. No entanto, o médico do Bayern Munique disse que Hernández estará disponível para o arranque da próxima temporada.
Esta é a segunda contratação do Bayern Munique para a temporada de 2019/20. A primeira, recorde-se, foi Benjamin Pavard, também ele defesa francês, mas que atua no Estugarda. Custou 40 milhões de euros aos "bávaros". Com 120 milhões de euros, o Bayern Munique reforçou-se com os dois defesas-laterais campeões do mundo pela França.
200 milhões para "reconstruir"
De acordo com a imprensa desportiva alemã, durante o mês de março, a direção do Bayern Munique discutiu e aprovou um orçamento no valor de 200 milhões de euros, para renovar a equipa principal. Nove dos 23 jogadores que compõem o plantel principal dos hexacampeões alemães, tem idade igual ou superior a 30 anos: Manuel Neuer, Sven Ulreich, Jerome Boateng, Mats Hummels, Rafinha, Javi Martinez, Arjen Robben, Frank Ribéry e Robert Lewandowski .
Se dissecarmos ainda mais esta estatística, sete desses nove jogadores são titulares do Bayern Munique. Com as saídas já confirmadas de Arjen Robben e Frank Ribéry, uma dupla que reinou o ataque bávaro durante uma década, o Bayern Munique terá de procurar soluções ofensivas.
Luta pelo heptacampeonato
O rejuvenescimento da equipa hexacampeã alemã também passa pela equipa técnica. Niko Kovač, treinador de 47 anos, foi uma aposta de risco da direção do Bayern Munique. No entanto, defendeu-a com unhas e dentes, quando a equipa atravessou uma crise de resultados, chegando a estar nove pontos atrás do primeiro classificado da Bundesliga. A oito jornadas do fim, o Bayern "apanhou" o Borussia Dortmund e no dia 6 de abril, em direto e exclusivo na DW África, vai medir forças com o Dortmund, naquele que deverá ser o jogo do título.
Futebol: As 10 transferências mais caras de sempre
Cristiano Ronaldo mudou do Real Madrid para a Juventus por 105 milhões de euros. Mas, em comparação com outras transferências, a compra do internacional português foi quase uma pechincha.
Foto: Imago/Itar-Tass
10 - Virgil van Dijk
O desejo do treinador alemão Jürgen Klopp tornou-se realidade: o defesa holandês Virgil van Dijk, de 1,93m, mudou-se do Southampton para o Liverpool a 1 de janeiro de 2018. A transferência custou 84,5 milhões de euros e Virgil van Dijk passou a ser o defesa mais caro da história do futebol.
Foto: Getty Images/AFP/G. Kirk
9 - Romelo Lukaku
Romelu Lukaku é uma força da natureza. Em campo, não há ninguém que pare o avançado belga de 1,91m. Tanto na Premier League, como na Liga dos Campões, é um dos que marca mais golos com a camisola do Manchester United. O clube comprou-o ao Everton por 84,7 milhões de euros em 2017.
Foto: picture-alliance/empics/N. French
8 - Gonzalo Higuain
Para grande desilusão dos fãs, "El Pipita" deixou o Nápoles em 2016 e mudou-se para a Juventus por 90 milhões de euros - um valor recorde na liga italiana. O investimento compensou: logo na primeira época, o avançado argentino marcou 36 golos em 35 jogos.
Foto: picture-alliance/dpa/A.Di Marco
7 - Gareth Bale
Em 2013, Gareth Bale ultrapassou o colega Cristiano Ronaldo na lista das transferências mais caras de sempre na história do futebol. O seu antigo clube, o Tottenham, recebeu 101 milhões de euros pela transferência de Bale para o Real Madrid. O galês é tido como um dos futebolistas mais rápidos do mundo.
Foto: Getty Images/S. Forster
6 - Paul Pogba
"Ridícula" ou "de loucos" foram palavras usadas para descrever a transferência do jogador francês em 2016, no valor de 105 milhões de euros. Há quem diga que o Manchester United, que foi buscar Pogba à Juventus, entrou num novo patamar. Mas há muito que essa transferência recorde foi ultrapassada.
Foto: Imago/Contrast
5 - Ousmane Dembélé
Era uma jóia na coroa do Dortmund, que despertou rapidamente a atenção dos maiores clubes europeus. O francês mudou em 2017 para o Barcelona. Ao valor da transferência, de 105 milhões de euros, somam-se prémios de até 42 milhões, dependendo da prestação do jogador.
Foto: Reuters/A. Gea
4 - Cristiano Ronaldo
É uma das poucas categorias em que Cristiano Ronaldo não está no topo. Em 2009, a transferência do Manchester United para o Real Madrid custou 94 milhões de euros (um valor recorde, na altura). Agora, a Juventus pagou 105 milhões de euros pelo internacional português. Mas já houve transferências mais caras.
Foto: picture-alliance/SvenSimon/F. Hoermann
3 - Philippe Coutinho
Em 2017, o meio-campo brasileiro mudou-se do Liverpool para o Barcelona por 120 milhões de euros, a que acrescem prémios de 40 milhões de euros, dependendo da prestação do jogador. Coutinho terá sido um bom investimento: No Mundial da Rússia, foi um dos que mais brilhou na seleção brasileira.
Foto: Getty Images/A. Caparros
2 - Kylian Mbappé
O francês Kylian Mbappé é tido como um dos maiores talentos do futebol mundial. O avançado custou ao Paris St. Germain 145 milhões de euros, pela transferência, mais 35 milhões pelo empréstimo (do Mónaco) na época 2017/2018. Muitos acreditam que o jogador de 19 anos é um provável candidato ao trono de estrelas como Messi ou Cristiano Ronaldo.
Foto: Getty Images/AFP/G. Cacace
1 - Neymar
Quem é que compra um jogador por 222 milhões de euros? É o que terá pensado o Barcelona ao definir o valor da transferência no contrato de Neymar. Mas nada parece ser impossível no futebol. O Paris St. Germain, financiado pelo xeque do Qatar Nasser Al-Khelaifi, levou o brasileiro para França em 2017. Neymar assinou por cinco anos.