Técnico croata de 48 anos chegou a "acordo múto" com o clube heptacampeão. Humilhação sofrida em Frankfurt foi o pico de uma bola de neve que vinha a crescer nas últimas exibições e resultados do Bayern de Munique.
Publicidade
17 meses depois de chegar ao maior clube do futebol alemão, o treinador Niko Kovač abandona o Bayern de Munique, por "acordo mútuo".
O técnico corata de 48 anos reuniu-se com a direção do Bayern de Munique no domingo (03.11), após a humilhante derrota em casa do Eintracht Frankfurt, por 5-1, a contar para a 10ª jornada da Bundesliga.
De acordo com o comunicado oficial do Bayern de Munique, Niko Kovač e a direção do clube chegaram a "acordo mútuo" para a rescição do contrato, com as recentes "exibições e resultados da equipa" a motivarem o despedimento do treinador croata.
"Decisão correta"
Niko Kovač, depois da reunião, deixou um comentário final à sua passagem pelo Bayern Munique: "Acho que esta é a decisão correta para o clube neste momento. Os resultados e a forma como jogámos, recentemente, levaram-me a tomar esta decisão. O meu irmão Robert e eu gostaríamos de agradecer ao FC Bayern de Munique pelos últimos 17 meses. Durante este período, a nossa equipa venceu a Bundesliga, a Taça da Alemanha e a Supertaça. Foi um período muito bom. Desejo a toda a equipa e ao clube o maior sucesso possível".
Karl-Heinz Rummenigge, diretor-geral do Bayern de Munique, acrescentou ao comunicado do despedimento do treinador os motivos para a decisão tomada. "O desempenho da nossa equipa nas últimas semanas e os consequentes resultados, mostraram-nos que havia necessidade de intervir".
O diretor-geral do Bayern de Munique acrescentou ainda que Uli Hoeneß, presidente do clube e Hasan Salihamidzic, diretor desportivo do Bayern de Munique, "lamentam este desenvolvimento final", mas agradecem o "trabalho realizado por Niko Kovač", particularmente "pela dobradinha (Bundesliga e Taça da Alemanha) conquistada na época passada".
Hansi Flick no comando
Com a saída de Niko Kovač, será o treinador-adjunto, Hansi Flick, a comandar o Bayern de Munique numa semana de jogos importantes, como a receção ao Olympiakos para a Liga dos Campeões e o "der Klassiker", com o Borussia Dortmund.
De julho de 2018 a novembro de 2019, Niko Kovač, de 54 anos, conquistou a Bundesliga, a Taça da Alemanha e a Supertaça alemã.
Quem será o próximo "homem-forte" a sentar-se no banco do Bayern de Munique? Como sempre, os rumores são inevitáveis e há um nome de classe mundial à baila. José Mourinho.
Em Portugal e Itália, alguma imprensa desportiva revela o nome do treinador português como um dos principais candidatos ao lugar de treinador no Bayern de Munique. O tempo (não muito) o dirá...
Bayern Munique humilhado e Mönchengladbach é líder isolado
Heptacampeões não sofriam cinco golos na Bundesliga desde 2009. Borussia Mönchengladbach continua líder e RB Leipzig vence Mainz por 8-0!
Foto: Getty Images/Bongarts/A. Grimm
Augsburgo 2-3 Schalke
Grande vitória do Schalke 04, obtida nos últimos minutos da partida. Aos 38 minutos, Baier fez o 1-0 para o Augsburgo. Ainda na 1ª parte, Lichtsteiner fez auto-golo aos 45+1. Na 2ª parte, Finnbogason fez o 2-1 para o Augsburgo. Aos 71 minutos, Kabak empatou novamente para o Schalke. E aos 82 minutos, Harit (foto), fez o 2-3 e deu a vitória ao Schalke 04. Augsburgo é 16º e Schalke 6º.
Foto: Getty Images/Bongarts/A. Hassenstein
Fortuna Düsseldorf 2-0 Colónia
O Fortuna Düsseldorf venceu uma das rivalidades mais acesas do futebol alemão. No "Rheinderby" (derbi do Rio Reno), Hennings abriu o marcador aos 38 minutos. Na 2ª parte, Thommy fez o 2-0 e deu a vitória ao Fortuna Düsseldorf. Colónia é 17º e Düsseldorf é 13º.
Foto: Imago Images/U. Kraft
Eintracht Frankfurt 5-1 Bayern Munique
Humilhação! Desde 2009 que o Bayern Munique não sofria cinco golos num só jogo na Bundesliga. Aos nove minutos, Boateng foi expulso e deixou o Bayern a jogar com dez. Aos 25 minutos, Kostić fez o 1-0. Aos 33 minutos, Sow (foto) dobrou o marcador. Aos 37 minutos, Lewandowski reduziu para 2-1. Na 2ª parte, Abraham fez o 3-1. Aos 61 minutos, Hinteregger fez o 4-1. Aos 85 minutos, Paciência fez o 5-1.
Foto: Reuters/R. Orlowski
Bayer Leverkusen 1-2 Borussia Mönchengladbach
Terceira jornada consecutiva do Borussia Mönchengladbach na liderança da Bundesliga. Aos 18 minutos, Oscar Wendt deu vantagem ao Mönchengladbach. Aos 25 minutos, o Leverkusen empatou, por intermédio de Kevin Volland. Ainda na 1ª parte, aos 42 minutos, Thuram fez o 1-2 e deu a vitória ao Mönchengladbach. Bayer Leverkusen não ganha para a Bundesliga desde setembro e é 10º no campeonato.
Foto: Imago Images/Nordphoto
RB Leipzig 8-0 Mainz
Goleada histórica do Leipzig! Aos cinco minutos, Sabitzer fez o 1-0. Aos 30, Werner fez o 2-0. Cinco minutos depois, Nkunku fez o 3-0. Aos 39 minutos, Halstenberg ampliou para 4-0. Aos 44 minutos, Poulsen fez o 5-0. Na 2ª parte, Werner bisou e fez o 6-0, aos 48 minutos. Dois minutos depois, Mukiele fez o 7-0. Aos 87 minutos, Werner fez "hat-trick" e fechou o jogo em 8-0. Leipzig é 3º e Mainz 14º.
Foto: Imago Images/Picture Point LE/R. Petzsche
Borussia Dortmund 3-0 Wolfsburgo
O Wolfsburgo era a única equipa invicta na Bundesliga, até hoje. Os golos da vitória do Dortmund só surgiram na 2ª parte. Aos 52 minutos, Hazard fez o 1-0. Seis minutos depois, Guerreiro dobrou o marcador. Por fim, aos 88 minutos, Mario Götze fez o 3-0 final. Borussia Dortmund é 2º e Wolfsburgo é 7º na Bundesliga.
Foto: Imago Images/Moritz Müller
Union Berlim 1-0 Hertha Berlim
Primeiro derbi entre Union e Hertha na elite do futebol alemão. Ao minuto 90, Polter (foto) fez o golo da vitória, através da marcação de uma grande penalidade. O jogo não foi bonito e estive interrompido logo no início da 2ª parte, devido a mau comportamento da claque do Hertha, que lançou vários artigo pirotécnicos para o terreno de jogo. Fica para a história o resultado.
Foto: Getty Images/Bongarts/M. Hitij
Werder Bremen 2-2 Friburgo
Quarto empate do Bremen para a Bundesliga, com resultado em 2-2. Rashica (foto) aos nove minutos, fez o 1-0. Aos 28 minutos, Petersen empatou para o Friburgo. Já na 2ª parte, aos 59 minutos, Selassie voltou a colocar o Bremen em vantagem. No entanto, aos 90+3, Petersen bisou e salvou um ponto para o Friburgo. Bremen é 12º e Friburgo é 5º na Bundesliga.
Foto: Getty Images/Bongarts/C. Mueller
Hoffenheim 3-0 Paderborn
Cada vez mais último. O Paderbon soma apenas quatro pontos em dez jornadas. O Hoffenheim resolveu o jogo em 25 minutos. Logo aos dois minutos, Skov fez o 1-0. Aos 15, Kaderabek fez o 2-0. Aos 25 minutos, Locadia fez o 3-0 final. Hoffenheim é 8º e soma quatro vitórias consecutivas para a Bundesliga.