Octacampeões alemães venceram o Bayer Leverkusen por 2-4 na final da Taça da Alemanha. É a 20ª vez que o Bayern Munique conquista a "DFB-Pokal".
Publicidade
"Mia San Mia”. O Bayern Munique voltou a mostrar que o domínio do futebol alemão reproduz"somos quem somos”. Vitória categórica na final da Taça da Alemanha frente ao Bayer Leverkusen, por 2-4, no Olímpico de Berlim. É a segunda vitória consecutiva na competição para o Bayern Munique. Lewandowski bisou arrecadou o prémio de melhor marcador da competição, com seis golos.
As duas equipas apresentaram-se na máxima força para esta final inédita da DFB-Pokal 2019/20. As equipas nunca se haviam encontrado no jogo decisivo da competição, ainda para mais, à porta fechada. Esta época, a contar para a Bundesliga, Bayern Munique e Bayer Leverkusen estavam empatados no cofronto direto de ida e volta. O Leverkusen tinha vencido em casa do Bayern e os octacampeões responderam na BayArena. No 3º duelo desta época, vitória equívoca da melhor equipa dominante do futebol alemão e candidata a conquistar a Liga dos Campeões.
Logo aos 16 minutos, David Alaba abriu o marcador. Oito minutos depois, Gnabry, a passe de Kimmich, dobrou o marcador. Já na 2ª parte, aos 59 minutos, Manuel Neuer, guarda-redes, assistiu Lewandowski para o 0-3! Quatro minutos depois, Sven Bender reduziu para o Bayer Leverkusen. Mas, aos 89 minutos, Lewandowski bisou e matou qualquer restia de esperança do Leverkusen. Kai Havertz, que poderá estar de saída do Leverkusen, ainda reduziu aos 90+5, através da marca de grande penalidade.
Robert "O Grande” Lewandowski
51 golos em 43 jogos oficiais. Melhor marcador da Bundesliga (34 golos), melhor marcador da DFB-Pokal (6 golos) e melhor marcador (até agora) da Liga dos Campeões (11 golos). Se olharmos para os recentes critérios de atribuição da Bola de Ouro, prémio atribuido ao melhor jogador do mundo, então Robert Lewandowski está entre os principais favoritos a intromoter-se entre Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, entre outros.
"Triplete”?
Já com aBundesliga e a Taça da Alemanha no bolso, o Bayern Munique ainda vai disputar a fase final da Liga dos Campeões. Nos oitavos de final, o Bayern Munique leva vantagem sobre o Chelsea de Inglaterra, por 0-3, na 1ª mão, jogada em Stamford Bridge. A eliminatória irá decidir-se no dia 7 ou 8 de agosto (data e local a definir). Verdade é que o Bayern Munique irá estar pouco mais de um mês sem competir e veremos como os octacampeões alemães se irão preparar para a fase final da "Champions”, competição que será jogada em Portugal. O conjunto da Baviera procura vencer o segundo ‘triplete' (campeonato, Taça e ‘Champions') do seu historial, algo que apenas conseguiu em 2012/13, sob o comando do treinador Jupp Heynckes.
Bundesliga: Os protagonistas de 2019/20
Terminou a 57ª edição do principal campeonato de futebol na Alemanha. O Bayern Munique sagrou-se octacampeão, mas não foi o único destaque desta temporada. Confira quem marcou mais uma época no futebol alemão.
Foto: Reuters/K. Pfaffenbach
Melhor Jogador: Robert Lewandowski
Indíscutivel, irrepreensível, mas não irrepetível. Robert Lewandowski foi nomeado o melhor jogador da Bundesliga 2019/20. 31 jogos, 34 golos e quatro assistências. Nomeação para a conquista da Bola D´Ouro?
Foto: picture-alliance/Preiss/Witters
Melhor Jogador Jovem: Alphonso Davies
Alphonso Davies chegou ao Bayern Munique no dia 1 de janeiro de 2019. Passado época e meia, o jogador canadiano conquistou o lugar no poderoso Bayern Munique. Com três golos, quatro assistências, recorde de pico de velocidade (36.5 km por hora) e 29 jogos realidados, Davies ganhou a corrida a nomes como Erling Haaland ou Marcus Thuram.
Foto: picture-alliance/Newscom/P. Terry
Melhor Treinador: Hansi Flick
De treinador-adjunto de Niko Kovač, a bater recordes na Bundesliga. Que percurso o de Hansi Flick. 27 vitórias em 29 jogos oficiais. Com média superior a 2.7 pontos por jogo, é um novo recorde na Bundesliga.
Foto: Reuters/M. Hangst
Melhor Marcador: Robert Lewandowski
34 golos em 31 jogos. O avançado polaco fez a melhor época de sempre na Bundesliga. Marcou a todos os 17 clubes adversários do Bayern Munique na Bundesliga. O polaco ficou a apenas seis golos do recorde de Gerd Müller (40 golos). Lewandowski é o 3º melhor marcador da história da Bundesliga, com 236 golos em 321 jogos (1º Gerd Müller, 365 golos e 2º Klaus Fischer, 268 golos).
Foto: Getty Images/Bongarts/A. Hassenstein
Mais assistências: Thomas Müller
O novo "rei" das assistências na Bundesliga. Thomas Müller estabeleceu um novo recorde de passes para golo numa só época - 21. Grande temporada de Müller que, no início da época, nem contava para Niko Kovač.
Foto: Reuters/A. Gebert
Maior número de defesas: Yann Sommer
O guarda-redes do Borussia Mönchengladbach é um verdadeiro relógio suíço. Sommer foi um dos principais responsáveis pelos 40 golos sofridos do Mönchengladbach - a 3ª melhor defesa da Bundesliga -, somando 126 defesas. Um média aproximada de quatro defesas por jogo.
Foto: picture-alliance/dpa/M. Becker
Melhor percentagem de passe: Sven Bender e Nico Elvedi
É um dos pilares do Bayer Leverkusen e um dos veteranos da Bundesliga, com 247 jogos na carreira. Sven Bender, defesa polivalente, partilha o prémio com Nico Elvedi, do Gladbach, de melhor percentagem de passes efetuados com sucesso. 95%!
Foto: AFP/I. Fassbender
Posse de bola e distância percorrida: Joshua Kimmich
Figura incontornável do sucesso do Bayern Munique. Kimmich tirou as dúvidas quanto a quem é o melhor médio defensivo da Bundesliga. O jogador alemão, que sempre jogou a defesa-direito, é hoje o responsável pelos equílibrios do Bayern Munique. Quatro golos, nove assistências, maior percentagem posse de bola e mais quilómetros percorridos da Bundesliga. Acha que há melhor? Ficamos à espera...
Foto: picture-alliance/firo Sportphoto/J. Fromme
Defesa menos batida: Bayern Munique
Os octacampeões sofreram 32 golos. Apenas mais um golo consentido em relação à época passada. Manuel Neuer continua em grande forma e apesar do setor defensivo ter sofrido várias lesões de longa duração, o guardião alemão manteve o controlo da defesa dos campeões nacionais, conseguindo 15 jogos sem sofrer golos.
Foto: imago images/opokupix
Ataque mais concretizador: Bayern Munique
100! Três digitos de golos marcados pelo Bayern Munique, apenas na Bundesliga. Robert Lewandowski, com 34 golos marcados, fez 1/3 dos golos dos "bávaros" na Bundesliga. Este registo dá ao Bayern Munique uma média de três golos por jogo. O melhor registo de golos pertence ao próprio Bayern Munique, em 1971/72, com 101 golos marcados.