1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Bolívia e suas riquezas

14 de maio de 2010

Dona das maiores reservas de lítio do mundo, a Bolívia aposta no “ouro branco” como promessa de crescimento econômico. Por outro lado, muitas famílias no país mais pobre da América do Sul dependem do trabalho infantil.

Área boliviana onde se extrai o lítioFoto: AP

A Bolívia dispõe das maiores reservas de lítio do mundo. A matéria-prima é usada na produção de baterias para computadores portáteis, telefones celulares e até para os modernos veículos elétricos. Com o aumento da demanda, o valor da tonelada do lítio quadruplicou nos últimos seis anos, fazendo o país mais pobre da América do Sul apostar na nova "febre do ouro branco": o lítio.

Foto: AP

No entanto, o mesmo país que aposta em uma nova era de crescimento economômico com o ouro branco, precisa lidar também com problemas sociais históricos, como o trabalho infantil. Na Bolívia, algumas famílias simplesmente não conseguem se manter sem o rendimento das crianças.

Este é mais um episódio da série de reportagens "Da Terra do Fogo a Tijuana", produzida pela Deutsche Welle em comemoração ao bicentenário de independência da maioria dos países da América Latina.

Uma reportagem de Mirjam Gehrke, apresentada por Francis França.

Saltar a secção Mais sobre este tema