Com o título praticamente atribuído ao Bayer Leverkusen – será campeão se vencer no domingo o Bremen –, os bávaros, agora a 13 pontos dos ‘farmacêuticos’, tentam agora segurar o segundo lugar. Estugarda também venceu.
Publicidade
O defesa Raphael Guerreiro, do Bayern de Munique, marcou um golo brilhante no segundo tempo e Thomas Mueller marcou no final para vencer o Colónia por 2 a 0 no sábado (13.04), adiando a festa do título da Bundesliga do Bayer Leverkusen para domingo, no mínimo.
A vitória do Bayern significa que o Leverkusen de Xabi Alonso, que tem 13 pontos de vantagem sobre os bávaros, precisa de vencer o Werder Bremen em casa no domingo para levantar o troféu da Bundesliga pela primeira vez.
O treinador do Bayern, Thomas Tuchel, fez sete alterações na sua equipa antes da segunda mão dos quartos de final, na quarta-feira, contra o Arsenal, com Harry Kane e Mathys Tel a acertarem na trave na primeira parte.
Guerreiro, antigo jogador do Borussia Dortmund e titular na lateral esquerda no lugar de Alphonso Davies, desferiu um remate em arco de fora da área que abriu o marcador aos 65 minutos.
Mueller fez o segundo golo no terceiro minuto dos descontos.
A vitória teve um custo, com o extremo do Bayern Kingsley Coman a sair lesionado aos cinco minutos da segunda parte, o que o deixa em dúvida para a visita ao Arsenal na próxima semana.
O Bayern tem os mesmos 63 pontos do Estugarda, que venceu o Eintracht Frankfurt por 3-0. Serhou Guirassy abriu o marcador aos 11 minutos de jogo, rematando por cima do guarda-redes à entrada da área.
Guirassy marcou nos seus últimos seis jogos e tem 25 golos em 23 jogos esta época - o maior número numa só campanha na história do Estugarda.
O companheiro de ataque de Guirassy, Deniz Undav, acrescentou outro golo apenas seis minutos depois, o seu 16º golo da época desde que chegou por empréstimo do Brighton.
Jamie Leweling, emprestado pelo Union Berlin, acrescentou mais um no final do primeiro tempo para colocar o Estugarda no caminho certo para voltar à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009-10.
Luta pelo quarto lugar
O Dortmund e o RB Leipzig continuaram a lutar pelo quarto lugar - a última vaga garantida na Liga dos Campeões - e ambos venceram para ficarem empatados em pontos antes do confronto na Saxónia no final de abril.
Publicidade
O Dortmund ficou reduzido a 10 homens e teve de aguentar a vitória por 2-1 sobre o Borussia Moenchengladbach, depois de Karim Adeyemi ter sido expulso após ter recebido o segundo amarelo a 35 minutos do fim.
Bundesliga: Estugarda 3 – 0 Eintracht Frankfurt
O Dortmund estava a controlar a partida depois de Marcel Sabitzer ter marcado dois golos na primeira parte, o segundo de grande penalidade, aos 28 minutos.
O Gladbach recuperou um golo no final da primeira parte, quando Maximilian Woeber aproveitou uma defesa adormecida do Dortmund na sequência de um canto.
Adeyemi, que ganhou uma grande penalidade aos 48 minutos, mas que foi anulada pelo VAR depois de ter sido marcada por Sabitzer, foi expulso sete minutos mais tarde, depois de ter feito uma rasteira a Stefan Lainer.
O Leipzig, que está à frente do Dortmund na diferença de golos, venceu em casa o Wolfsburg por 3-0, graças aos golos de Dani Olmo, Benjamin Sesko e Lois Openda.
A vitória aconteceu poucos dias depois da surpreendente contratação do diretor desportivo do Wolfsburg, Marcel Schaefer, que conquistou o título com os Lobos em 2009.
O Mainz aumentou suas chances de escapar da queda, vencendo o Hoffenheim por 4 a 1 com quatro gols no segundo tempo e ficando um ponto atrás do Bochum, que empatou em casa com o Heidenheim em 1 a 1.
O Bochum está em 15º lugar, a última posição segura, depois de Keven Schlotterbeck ter marcado um golo contra, mas depois ter cabeceado para o golo do empate dos anfitriões no último minuto.
Serhou Guirassy garante a inédita quinta vitória consecutiva como visitante do Estugarda. Bayern de Munique sofre tropeço vexatório. Leverkusen mantém a invencibilidade e pode ser campeão na próxima jornada.
Foto: Martin Meissner/AP Photo/picture alliance
Union Berlim 0x1 Bayer Leverkusen
Mesmo com uma equipa mista, o Bayer Leverkusen manteve a invencibilidade na temporada. A expulsão do lateral-esquerdo Robin Goosens, no fim do primeiro tempo, ajudou os comandados de Xabi Alonso. Florian Wirtz, de grande penalidade, marcou o golo solitário da partida. O Leverkusen abriu 16 pontos na liderança e pode ser campeão na próxima jornada. E já se vão 41 jogos sem perder! Máquina!
Foto: Sebastian Räppold/Matthias Koch/IMAGO
Borussia Dortmund 0x1 Estugarda
Em duelo de alto nível tático, prevaleceu a estrela de Serhou Guirassy (foto). O avançado guineense anotou seu 24º golo na época e igualou o recorde histórico do clube de Mario Gomez. Além disso, o Estugarda conquistou a inédita quinta vitória consecutiva como visitante e abriu sete pontos para RB Leipzig e o próprio Dortmund.
Foto: FRIEDEMANN VOGEL/EPA
Freiburg 1x4 RB Leipzig
Show de Lois Openda em goleada dos Touros Alados, que saíram do balneário com muita disposição – com 18 minutos já estava 2 a 0: golos de Amadou Haidara e Openda. No final do primeiro tempo, Lucas Holer desperdiçou uma grande penalidade para o Freiburg. Logo depois, Openda (foto) marcou o terceiro do RB. Na segunda etapa, Benjamin Sesko aumentou, antes de Vicenzo Grifo anotar o golo de honra.
Foto: Joeran Steinsiek/IMAGO
Heidenheim 3x2 Bayern de Munique
Quando a fase não é boa...! O todo-poderoso Bayern de Munique chegou a abrir 2 a 0 – golos de Harry Kane (32º na Bundesliga) e Serge Gnabry – e levou a virada do caçula da competição no segundo tempo. Tim Kleindienst, por duas vezes, e Kevin Sessa garantiram a vitória história para o modesto Heidenheim. O Bayern de Munique soma agora duas derrotas seguidas – claramente jogou a toalha.
Foto: Tom Weller/dpa/picture alliance
Mainz 05 4x0 Darmstadt
Em um dos dois confrontos diretos na luta contra o rebaixamento, o Mainz 05 fez a lição de casa e goleou o lanterna Darmstadt. Destaque do jogo foi o sul-coreano Lee Jae-sung, com dois golos e uma assistência. O Darmstadt soma agora 21 jogos sem vencer – a última vitória foi em outubro de 2023.
Foto: Eibner/IMAGO
Colónia 2x1 Bochum
No outro duelo dos desesperados, muita disputa física, pouco futebol, mas que reservou uma virada espetacular no apagar das luzes. Os visitantes abriram o marcador com Felix Passlack, mas Steffen Tigges (90+1’) e Luca Waldschmidt (90+2’) garantiram a primeira vitória dos Bodes de Colónia desde fevereiro. Com a vitória, o Colônia permanece na cola do Mainz 05, que está apenas um ponto à frente.
Foto: TH/Kirchner/IMAGO
Eintracht Frankfurt 1x1 Werder Bremen
Dois golos e duas expulsões. Milos Veljkovic abriu o marcador para o Werder Bremen aos 62 minutos. Pouco depois, os visitantes ficaram com um a menos em campo - vermelho direto para Jens Stage. As Águias de Frankfurt aproveitaram a vantagem e empataram com Tuta, aos 83 minutos. O defensor brasileiro foi do céu ao inferno – seis minutos após seu golo, também recebeu o cartão vermelho.