Campanha eleitoral termina sem incidentes graves
2 de setembro de 2016Passeatas, contatos personalizados com o eleitorado e showmícios com muita batucada marcaram os dezasseis dias de campanha eleitoral. Os cinquenta e sete candidatos que disputam a presidência dos vinte e dois municípios do país calcorrearam as cidades, vales e montanhas à procura de votos.
Tirando um incidente com arremesso de pedras nos Mosteiros, na ilha do Fogo, globalmente a campanha decorreu de forma ordeira, sintetiza o analista político cabo-verdiano João Silvestre Alvarenga.
Disputa até ao último momento
Ele relata que “a campanha tem decorrido de uma forma geral tranquilamente, sem grandes sobressaltos, o eleitorado acompanhou as propostas apresentadas. Agora a definição em relação às escolhas isso é um pouco mais complexo, porque salvo algumas exceções onde já está tudo definido, nos outros casos acho que a disputa vai ocorrer até ao último momento”.
O professor universitário João Silvestre Alvarenga acha que haverá incerteza eleitoral até o último momento em pelo menos cinco municípios: “Em Santa Catarina de Santiago, creio também nos Picos (ilha de Santiago), na ilha do Fogo em São Filipe e nos Mosteiros penso que haverá a mesma situação, e em São Vicente acho que a disputa vai até ao último momento”.
MpD é o favorito
O Movimento para a Democracia (MpD) detém a presidência de catorze das vinte e duas câmaras do país. O analista acredita que o MpD vai voltar a ganhar estas eleições: “Pelo quadro que se desenha eu creio que o MpD está em vantagem, porque parte com um número maior de câmaras municipais e, do outro lado, como ganhou recentemente as eleições legislativas vem com um balanço muito forte e parte claramente em vantagem em relação ao PAICV”.
Cerca de 315 mil eleitores vão escolher domingo (04.09.) os seus novos presidentes de câmara e de assembleia municipais.
Os números foram atualizados pela diretora geral de apoio ao processo eleitoral, Arlinda Chantre: “Entre 21 de março e 30 de junho tivemos um acréscimo de onze mil novas inscrições em relação às eleições legislativas de 20 de março último”.
A diretora geral de apoio ao processo eleitoral garante que está tudo a posto para as autárquicas de domingo (04.09). O material destinado ao funcionamento das assembleias de voto já está nos vinte e dois concelhos do país."
1.121 assembleias de voto vão funcionar, em todo o país, das 8 às 18 horas.