1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: 14 mortos em ataque de grupo armado em Ancuabe

Lusa
18 de novembro de 2024

Autoridades locais relatam que grupo armado invadiu a localidade de Nacuale, na província moçambicana de Cabo Delgado, no domingo (17.11), tendo ainda deixado feridas várias pessoas.

Ancuabe, Moçambique
Autoridades locais relatam que grupo armado invadiu localidade de Nacuale, na província moçambicana de Cabo Delgado, no domingoFoto: Delfim Anacleto/DW

"Aconteceu massacre em Nacuale, os terroristas mataram cerca de 14 pessoas, incluindo crianças", disse à Lusa, uma fonte da autoridade local, a partir da localidade de Sunate, Silva Macua.

As mortes ocorreram na noite de domingo (17.11), quando o grupo invadiu a comunidade, a mais de 20 quilómetros da sede do distrito de Ancuabe, com disparos indiscriminados contra civis.

Para além dos civis, a fonte acrescentou que houve pelo menos um 'namparama' (paramilitar) morto durante o ataque, bem como feridos entre membros da Força Local e terroristas.

"Tenho informações de que houve feridos de ambos os lados, até com probabilidade de os terroristas terem baixas", disse outra fonte a partir da sede distrital de Ancuabe.

Desde o relato da presença de terroristas, na semana passada, no distrito de Meluco, três comunidades, casos de Xaxaxa, Minhanha e Chicomo, a 60, 33 e 50 quilómetros da sede de Meluco, respetivamente, sofreram ataques dos insurgentes.

A província de Cabo Delgado, rica em gás, enfrenta uma rebelião armada com ataques reclamados por movimentos associados ao grupo extremista Estado Islâmico, desde 2017.

O último grande ataque deu-se em 10 e 11 de maio, na sede distrital de Macomia, com cerca de uma centena de insurgentes a saquearem a vila, provocando vários mortos e fortes combates com as Forças de Defesa e Segurança de Moçambique e militares ruandeses, que apoiam Moçambique no combate aos rebeldes.

Como então? Luta antiterrorismo em Cabo Delgado corre bem?

06:51

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema