1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Autoridades negam presença de forças da SADC

ni
22 de julho de 2021

O Ministério da Defesa esclareceu esta quinta-feira à noite que os homens que chegaram a Cabo Delgado recentemente são só integrantes de uma equipa de avanço.

USA Mosambik Militärübungen der US Marine vor Mosambik
Militares dos EUA treinam fuzileiros moçambicanos na base militar de Pemba (Foto ilustrativa)Foto: Emidio Josine/AFP/Getty Images

Notícias postas a circular em Moçambique nesta quinta-feira (21.07) davam conta da chegada de tropas da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) a província nortenha de Cabo Delgado para apoiarem as autoridades moçambicanas a combater os terroristas que desde finais de 2017 atacam a província. 

Mas ao final do dia, o porta-voz do Ministério da Defesa, Omar Saranga, esclareceu durante uma conferência de imprensa que os homens vistos a desembarcar em Cabo Delgado recentemente são só integrantes de uma equipa de avanço.

As tropas da SADC eram esperadas a 15 de julho, o que não aconteceu, mas as autoridades garantem estar para breve. Saranga afirma que o país se está a preparar para receber a missão. 

Uma das razões apontadas para o atraso era a não conclusão de detalhes finais em relação a um acordo com Maputo sobre o envio da força. Algumas fontes referem também que faltava acertar pormenores logísticos. 

Grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo Estado Islâmico. Há mais de 2.800 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e 732.000 deslocados, de acordo com as Nações Unidas. 

Moçambique: A irrelevância do discurso de desenvolvimento?

05:02

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema

Mais sobre este tema

Ver mais artigos