1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Confrontos fazem cinco mortos e três feridos em Cabo Delgado

Lusa
25 de janeiro de 2023

Pelo menos cinco insurgentes morreram durante confrontos ocorridos, esta terça-feira (24.01), na aldeia de Nacala, a 50 quilómetros de Mueda. Outras três pessoas ficaram feridas.

BG I Alltag und Militarismus in Cabo Delgado
Foto: Roberto Paquete/DW

Milícias em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciaram, esta quarta-feira (25.01), ter morto cinco insurgentes durante confrontos ocorridos na terça-feira na aldeia de Nacala, situada entre Nanhala e Chude, a 50 quilómetros da sede de distrito de Mueda. 

"Disparámos porque eles começaram a queimar casas", referiu um dos membros da chamada "força local", acrescentando que, entre os feridos, estão dois elementos da "força local" e um civil. 

Outra fonte da "força local" referiu que as trocas de tiro continuaram até às 05:00 (UTC - Tempo Universal Coordenado) desta quarta-feira e que a situação já estava controlada por parte da milícia.

Os confrontos fizeram com que muitas pessoas fugissem desde terça-feira em direção a Mueda, relatou uma mulher de 43 anos, mãe de cinco filhos, e que decidiu procurar segurança na sede de distrito. 

Insurgência armada

A província de Cabo Delgado enfrenta há cinco anos uma insurgência armada com alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico. 

A insurgência levou a uma resposta militar desde julho de 2021 com apoio do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.  

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

População em fuga no norte de Moçambique

01:59

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema