1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Cabo Delgado: Insurgentes matam cinco pessoas em Macomia

Lusa
3 de janeiro de 2022

Cinco pessoas morreram esta segunda-feira (03.01) na sequência de um novo ataque de grupos armados no distrito de Macomia, na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Mosambik I Cabo Delago
Macomia, Cabo Delgado (foto de arquivo)Foto: Marco Longari/AFP/Getty Images

No novo ataque, que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (03.01), os insurgentes mataram aproximadamente 5 pessoas e incendiaram 11 casas na aldeia Nova Zambézia, que fica ao longo da estrada número 380, no distrito de Macomia, província de Cabo Delgado, norte de Moçambique.

"Por volta das 02:17, começámos a ouvir algum barulho e gritos de pessoas. Afinal eram terroristas, já estavam a matar pessoas inocentes", declarou à Lusa fonte da força local que estava nas proximidades da aldeia. 

Além de matar e incendiar casas, os insurgentes, segundo a fonte, saquearam também a comida da população, que devido ao aumento da segurança estava gradualmente a regressar à aldeia, localizada a cerca de 25 quilómetros de uma posição militar. 

"Eles invadiram casas da população e levaram comida, depois disso colocaram-se em fuga", acrescentou. 

Situação em Cabo Delgado

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por homens armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico. 

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas. 

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocimboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020. 

Novas esperanças para deslocados em Cabo Delgado

02:12

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema