1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Missão da SADC diz que matou "terroristas" em Macomia

Lusa
14 de junho de 2022

Militares da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e do Governo moçambicano mataram um número não especificado de terroristas e feriram outros no dia 09, numa ofensiva contra grupos armados em Cabo Delgado.

Mosambik Cabo Delgado | Angriffe von Islamisten
Foto: AFP/M. Longari

"Durante a operação conjunta, foram mortos terroristas e outros sofreram graves ferimentos", numa floresta do distrito de Macomia, lê-se numa nota da Missão Militar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SAMIM).

Durante a ofensiva, um membro da força conjunta perdeu a vida e seis ficaram feridos, encontrando-se em recuperação.

Os "terroristas" perderam armas AK-47 e munições.

A província de Cabo Delgado é rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

Há 784 mil deslocados internos devido ao conflito, de acordo com a Organização Internacional das Migrações (OIM), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Desde julho de 2021, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu recuperar zonas onde havia presença de rebeldes, a norte, junto à Tanzânia, mas a fuga destes tem provocado novos ataques noutros distritos usados como passagem ou refúgio temporário.

População em fuga no norte de Moçambique

01:59

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema