1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
SaúdeCabo Verde

Cabo Verde entre primeiros países a receber vacinas da Covax

Lusa
23 de fevereiro de 2021

Cabo Verde será um dos primeiros países africanos a receber vacinas contra a Covid-19 através da plataforma internacional Covax, que contribuirá para a imunização de 35% da população do arquipélago, anunciou a ONU.

Foto: Guillermo Legaria/Getty Images

"A nossa equipa no país está orgulhosa em informar que Cabo Verde foi confirmado como um dos primeiros países africanos a receber o primeiro lote [de vacinas] pela Covax", disse esta segunda-feira (22.02) Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Nas próximas semanas, Cabo Verde vai poder comprar e administrar vacinas para cerca de 200 mil pessoas, o que representa 35% da população", acrescentou Dujarric.

Este anúncio resulta de quatro meses de trabalho da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com a liderança da coordenadora residente do sistema da ONU em Cabo Verde, Ana Patrícia Graça, para "apoiar o Governo a desenvolver um plano nacional de vacinação e fazer parte da Covax".

A Covax é uma iniciativa conjunta da OMS e da Aliança para o Acesso às Vacinas (GAVI) para fornecer vacinas contra a Covid-19 a países de médio e baixo rendimento, num esforço de dar acesso e distribuir vacinas em todo o mundo.

Apoio do Banco Mundial

Cabo Verde foi o primeiro país africano a receber apoio económico do Banco Mundial para comprar vacinas, com a aprovação de um financiamento adicional de cinco milhões de dólares (cerca de 4,1 milhões de euros) em 11 de fevereiro.

"Foi a primeira operação financiada pelo Banco Mundial em África a apoiar um plano de imunização à Covid-19 e a ajudar a comprar e distribuir vacinas através da Covax", disse o porta-voz do secretário-geral da ONU.

O financiamento adicional será usado para comprar 400 mil doses de vacinas e equipamentos de proteção individual, inclusive máscaras.

No início de fevereiro, a Covax previa a distribuição de cerca de 337 milhões de vacinas a 145 países, incluindo sete países lusófonos - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Timor-Leste - que no conjunto terão acesso a cerca de 14 milhões de doses na primeira fase de distribuição. 

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.466.453 mortos no mundo, resultantes de mais de 111 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Novos casos de coronavírus no Mundo
Saltar a secção Mais sobre este tema