CAF reprova a utilização do Estádio Nacional do Zimpeto, em Maputo, para a realização de provas oficiais internacionais. Seleção moçambicana terá de procurar campo fora do país para os próximos jogos.
Publicidade
A Confederação Africana de Futebol (CAF) justificou em comunicado divulgado nesta quinta-feira (16.09) a reprovação do Estádio do Zimpeto com o mau estado do relvado, entre outros aspetos:
"A falta de higienização dos corredores, sanitários, acessos e balneários, equipamentos destruídos (sanitas, torneiras, portas e janelas), acesso desprotegido na zona de estacionamento das equipas, fraca iluminação do campo para jogos noturnos e ausência de um contador eletrónico (torniquete) de espetadores", indica a CAF.
O organismo gestor do futebol africano recomenda a remodelação do maior estádio de futebol moçambicano.
O recinto foi construído depois da independência e inaugurado em abril de 2011. Custou ao Estado cerca de 70 milhões de dólares norte-americanos e tem capacidade para 42 mil espetadores.
Federação busca alternativas
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) tem até à próxima segunda-feira (20.09) para indicar um estádio alternativo, entre os aprovados pela CAF, para acolher os próximos dois jogos dos "Mambas" de apuramento para o Mundial - zona africana.
Ao canal desportivo da Rádio Moçambique, o presidente da FMF, Faizal Sidat, garantiu que já há contatos com a Associação Sul-Africana de Futebol (SAFA) para realizar os próximos jogos das qualificativas no país vizinho.
"Estamos à espera de uma resposta positiva para que possamos efetuar os jogos lá", disse Sidat.
O dirigente informou igualmente que há a possibilidade de a seleção moçambicana jogar em Nairobi, a capital do Quénia, caso não se consiga um campo disponível na África do Sul.
Decisão não surpreende
A Secretaria de Estado do Desporto, entidade gestora do Estádio Nacional do Zimpeto, chamou esta tarde a imprensa para reagir ao chumbo da CAF.
"Não estamos surpreendidos, nem chocados com esta decisão", começou por dizer Carlos Gilberto Mendes, secretário de Estado do Desporto.
Mendes explicou que está ciente dos factos apresentados pela CAF e que já havia um plano para a reabilitação daquele recinto desportivo.
"Íamos encerrar o estádio em maio, depois dos jogos dos 'Mambas'", indicou Gilberto Mendes, justificando que tal não aconteceu porque "a CAF alterou o calendário competitivo para agosto".
O secretário de Estado anunciou, no entanto, que a partir desta sexta-feira (17.09) o Estádio do Zimpeto estará encerrado para obras de reabilitação, que incluem a colocação de nova relva.
Segundo o governante, as obras vão durar pelo menos quatro meses.
A interdição do Estádio do Zimpeto não afeta apenas a seleção nacional sénior de futebol, mas também a União Desportiva do Songo, único representante moçambicano que, neste momento, disputa as eliminatórias de acesso à fase de grupos da Liga dos Campões Africanos em futebol.
Liga dos campeões: Regressam as “grandes” emoções
A liga milionária está de regresso. Nesta terça e quarta-feira (14, 15.09), os amantes do futebol vibraram com a realização da primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões europeus da modalidade.
Foto: Albert Gea/REUTERS
Barcelona 0 - 3 Bayern
Na primeira jornada da Liga dos Campeões 2021-22, e aquela que também foi a primeira depois da era Messi, o Barcelona não teve argumentos para parar o bom momento de forma do Bayern de Munique, que foi ao Campu Noou arrancar, com tanta facilidade, três pontos. Lewandowski com bis e Thomas Müller foram os autores dos golos do campeão alemão.
Foto: Joan Monfort/AP Photo/picture alliance
Besiktas 1 - 2 Borussia Dortmund
O BVB abriu a presente temporada da Liga dos Campeões em grande ao vencer fora de casa o Besiktas de Stambul, na Turquia. Bellingham aos 20 minutos e Earling Haaland aos 45+3 foram os autores da formação do Signal Iduna Park.
Foto: Murad Sezer/REUTERS
Manchester City 6 - 3 RB Leipzig
Naquela que foi a partida com mais golos desta jornada inaugural, o Manchester City recebeu o RB Leipzig e venceu por uma diferença de 3 golos, isto é, 6-3. Christopher Nkunku foi sem dúvidas o grande homem da noite ao apontar um hat trick para o representante alemão - RB Leipzig.
Foto: Craig Brough/REUTERS
Lille 0 - 0 Wolfsburg
O Lille do internacional moçambicano, Reinildo Mandava, não foi para além de um empate sem golos na recepção ao líder da Bundesliga 2021/22, o Wolfsburg. O campeão francês da época passada, mesmo jogando em casa, mostrou-se incapaz de destroçar a defesa do Wolfsburg, o quarto colocado da edição 2020/21 da Bundesliga.
Foto: Lars Baron/Getty Images
Club Brugge 1 - 1 PSG
Nem a constelação de estrelas, como Neymar, Messi, Mbappé, foi suficiente para a equipa do PSG iniciar com uma vitória a presente fase de grupos da Liga dos Campeões. Os parisienses foram anulados pelo campeão belga - Club Brugge - ao empatar a uma bola. Ander Herrera marcou aos 15 minutos para o PSG e, aos 27, Hans Vanaken igualou para o Brugge.
Foto: Piroschka Van De Wouw/REUTERS
Young Boys 2 - 1 Manchester United
Pode parecer "mentira", mas o futebol é assim. Os rapazes suíços do Young Boys anularam em casa o gigante do Manchester United, ao vencer por 2-1. O Manchester United, que contou no seu onze inicial com Ronaldo, até chegou a se colocar em vantagem, quando aos 13 minutos, o português marcou o único tento dos Red Devils. Mas o Young virou o resultado por Ngamaleu (66’) e Seibatcheu (90+5’).
Foto: Peter Klaunzer/KEYSTONE/picture alliance
Chelsea 1 - 0 Zenit
O atual campeão em título da Liga dos Campeões venceu pelos serviços mínimos, 1-0, ao Zenit. Aos 69 minutos do jogo, Romelu Lukaku garantiu os primeiros três pontos aos Blues.
Foto: John Sibley/Action Images via Reuters
Atlético de Madrid 0 - 0 FC Porto
O campeão Espanhol - Atlético de Madrid recebeu e empatou sem golos diante do vice-campeão português- FC Porto.
Foto: Sergio Perez/REUTERS
Sporting 1 - 5 Ajax
Em noite cinzenta e para esquecer, o campeão português foi colocado em sentido. Na recepção ao Ajax da Holanda, o Sporting perdeu pelos expressivos 1-5. Até final da primeira parte, os leões já perdiam por 1-3. Na segunda parte, o Ajax apenas completou a remontada para 1-5. O Benfica foi à Kiev na última terça-feira (14.09) empatar diante do Dínamo local sem golos.
Foto: Pedro Nunes/REUTERS
Inter 0 – 1 Real Madrid
O golo solitário do brasileiro Rodrygo Silva de Goes à passagem do minuto 89 do jogo foi suficiente para o Real Madrid sair da Itália, com três pontos. O campeão italiano ainda se ressente da saída de Romelu Lukaku para o Chelsea. Na época passada, o jogador marcou 17 golos na Liga Italiana.