Angola recebeu e bateu este domingo (18.11) o Burkina Faso. Moçambique venceu a Zâmbia por 1-0. Guiné-Bissau empatou frente à Namíbia, na quinta jornada da fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN2019).
Publicidade
Angola recebeu e bateu este domingo (18.11), em Luanda, o Burkina Faso por 2-1, com um 'bis' de Mateus Galiano, e relançou a esperança na qualificação para a CAN2019.
Em jogo referente à quinta e penúltima jornada do grupo I de qualificação para a CAN19, duas assistências do dianteiro Gelson Dala permitiram a Mateus Galiano marcar, aos 45 minutos e aos 57, tendo a seleção treinada pelo português Paulo Duarte reduzido aos 69, por Youssouf Dayu. Angola ultrapassou o adversário, passando a somar nove pontos, contra sete do Burkina Faso, e alcançou a líder Mauritânia, que recebeu, em Nouackchott, o Botsuana, último classificado, com apenas um ponto.
Moçambique também venceu
O moçambicano Reginaldo, avançado do Kekusi FK da Albânia, marcou aos 63 minutos o único golo da partida frente à Zâmbia. Com esta vitória, Moçambique soma 7 pontos, mantendo-se na terceira posição do grupo K, enquanto os zambianos ficaram afastados do apuramento. Para o coletivo moçambicano carimbar o "passaporte" para os Camarões, país que acolhe a CAN2019, terá de vencer a Guiné-Bissau na última jornada, uma tarefa que se antevê difícil.
A Guiné-Bissau empatou no sábado (17.11) na visita à Namíbia (0-0). A disputa no estádio Sam Nujoma, em Windhoek, mantém a Guiné-Bissau e a Namíbia nos dois primeiros lugares do grupo, agora com oito pontos. A passagem neste grupo continua em aberto para a Guiné-Bissau e Moçambique, porque na sexta e última jornada, agendada para março, a Guiné-Bissau recebe Moçambique no Estádio Nacional 24 de setembro.
A Zâmbia, já eliminada, defrontará em casa a Namíbia. Para a Taça das Nações Africanas de 2019 apuram-se apenas os dois primeiros classificados de cada grupo.
"Tubarões Azuis" perderam por 1-0
A seleção de futebol de Cabo Verde perdeu no sábado (17.11) por 1-0 no terreno do Uganda. Cabo Verde, treinado pelo português Rui Águas, entrou para a quinta e penúltima jornada do apuramento na terceira posição do grupo L, com quatro pontos e só a vitória lhe interessava para continuar firme na luta por um lugar no acesso à competição.
Depois de um 0-0 na primeira parte e com poucas oportunidades de golo para cada lado, o Uganda marcou aos 78 minutos, por Patrick Henry. Com este resultado, os ugandeses fizeram a festa do apuramento para a CAN2019 e garantiram desde já o primeiro lugar do grupo, com 13 pontos.
A Tanzânia, no segundo lugar com cinco pontos, empatou no domingo com o Lesoto, ficando cada um com 5 pontos, atrás do Uganda. Para se qualificar, Cabo Verde tem de vencer o Lesoto no seu último jogo em casa e esperar que a Tanzânia não vença o jogo com o Uganda em março do próximo ano.
Marrocos, Nigéria e Mali também se qualificaram para a CAN2019, enquanto a Líbia manteve vivas as suas hipóteses ao golear as Seicheles (8-1). A Nigéria empatou 1-1 com a África do Sul, o Mali derrotou por 1-0 o Gabão e Marrocos garantiu a classificação ao marcar 2-1 sobre o Malawi. A Líbia tem esperanças de conseguir uma vaga no acesso à CAN: vai receber a África do Sul em março num confronto direto para definir quem passa.
Estas seleções juntam-se assim aos outros países já classificados: Uganda, Camarões, Madagáscar, Senegal, Egito e Tunísia.
A CAN2019 decorrerá no próximo ano nos Camarões, entre 15 junho e 13 de julho, pela primeira vez com 24 países e fora dos habituais meses de janeiro e fevereiro.
Borussia de Dortmund é lider incontestado da Bundesliga
Dortmund ganhou um dos melhores clássicos de sempre e deixa Bayern de Munique a sete pontos. Mönchengladbach é segundo e Leipzig terceiro.
Foto: Getty Images/A.Grimm
Eintracht de Frankfurt 3-0 Schalke 04
Jogo sem história na primeira parte. Na 2ª, tudo mudou e para o Frankfurt. Luka Jović (foto), emprestado pelo Benfica, fez dois golos e é o melhor marcador da Bundesliga, com 9 golos em 11 jogos. O primeiro do sérvio foi aos 61 minutos. Aos 73, Jović bisou e sete minutos depois, Haller completou o 3-0 final. Frankfurt é quarto, enquanto que o Schalke não descola do 14º lugar.
Foto: picture-alliance/dpa/U.Anspach
RB Leipzig 3-0 Bayer de Leverkusen
Segunda vitória consecutiva do Leipzig na Bundesliga, e com estrondo. Três bolas sem resposta a um rival direto na luta pelas competições europeias. O dinamarquês, Poulsen, fez o primeiro golo aos 27 minutos. A goleada só se concretizou na 2ª parte. Klostermann dobrou o marcador aos 68 minutos. Por fim, Poulsen voltou a marcar aos 85 minutos. Leipzig é 3º e Leverkusen é 13º.
Foto: picture-alliance/AP Photo/J. Meyer
Borussia de Dortmund 3-2 Bayern de Munique
Um clássico para os cofres do futebol. O Dortmund esteve a perder por duas vezes, mas virou o resultado e mostrou que pode ser campeão. Lewandowski abriu o marcador aos 26 minutos. O Dortmund entrou melhor na 2ª parte e Reus, de penálti, empatou aos 49. Mas, três minutos depois, Lewandowski bisou e fez o 1-2. Aos 67, bisou Reus e aos 73, Alcácer completou a remontada, num contra-atque exemplar.
Foto: Getty Images/AFP/P. Stollarz
Werder de Bremen 1-3 Borussia de Mönchengladbach
Este foi o homem do jogo. Alassane Pléa (foto) fez um hat-trick e colocou o Mönchengladbach no segundo lugar do campeonato. O avançado francês, reforço mais caro da história do clube, abriu o marcador aos 39 minutos e bisou logo a abrir a 2ª parte, aos 48 minutos. Quatro minutos depois, "hat-trick" para o avançado francês, que leva já oito golos em 11 jogos. Sahin reduziu para 1-3 aos 59 minutos.
Foto: Getty Images/Bongarts/O. Hardt
Friburgo 1-3 Mainz
O Mainz não vencia desde a 3ª jornada do campeonato e foi ao terreno do Friburgo somar apenas a terceira vitória na Bundesliga. Aos 18 minutos, os homens do Mainz já venciam por 0-2. Jean-Philippe Gbamin abriu o marcador aos seis minutos. Depois, foi a vez de Mateta (foto), fazer o 0-2. Na segunda parte, o Friburgo ainda reduziu por Sallai, mas aos 75 minutos, Onisiwo fechou o jogo em 1-3.
Foto: Imago/J. Huebner
Fortuna Düsseldorf 4-1 Hertha de Berlim
Grande vitória do Düsseldorf! Os campeões da 2ª Bundesliga golearam o Hertha de Berlim e conseguiram a 2ª vitória no campeonato. Na 1ª parte, Mittelstadt foi expulso e deixou o Hertha desfalcado. O Düsseldorf aproveitou e goleou em 45 minutos. Usami (foto) abriu o marcador aos 50 minutos. Aos 63, Hennings fez o 2-0. Raman aos 84 fez o 3-0. Selke ainda fez o 3-1, mas Raman bisou e fechou em 4-1.
Foto: Getty Images/Bongarts/M. Hitij
Hoffenheim 2-1 Augsburgo
Vitória do Hoffenheim arrancada a ferros. Os golos só surgiram na 2ª parte. Andrej Kramarić abriu o marcador aos 65 minutos, para a equipa da casa. No entanto, quatro minutos depois, o Augsburgo respondeu através do goleador islandês, Finnbogason. Jogo empatado, até que, ao minuto 83, Reiss Nelson deu os três pontos ao Hoffenheim, que somou a quarta vitória consecutiva para a Bundesliga.
Foto: Getty Images/Bongarts/C. Kaspar-Bartke
Nuremberga 0-2 Estugarda
Vitória muito importante para o Estugarda, que somou a segunda vitória em 11 jogos. Timo Baumgartl (foto), marcou aos 68 minutos da 2ª parte. O golo da tranquilidade chegou aos 82 minutos, por Erik Thommy. Apesar da vitória, o Estugarda permanece no último lugar da Bundesliga, com apenas 8 pontos. O Nuremberga segue acima da linha d´água, com 10 pontos.
Um mês depois, o Hannover voltou às vitórias na Bundesliga. Linton Maina (foto), abriu o marcador para os homens da casa, aos 31 minutos. Já na segunda parte, Ihlas Bebou dobrou o marcador para o Hannover, através da marca de grande penalidade. Quem também marcou de penálti foi Weghorst, reduzindo a desvantagem para um golo, mas o Wolfsburgo não conseguiu pontuar e somou a 2ª derrota consecutiva.