Caso Marega é "intolerável", diz Marcelo Rebelo de Sousa
Lusa | si
17 de fevereiro de 2020
Autoridades portuguesas prometem punir os responsáveis pelo ato contra o jogador maliano. Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa repudia gritos de adeptos do Vitória de Guimarães contra Marega: "Intolerável".
Publicidade
A notícia sobre o abandono do jogador do FC Porto, o maliano Moussa Marega, de 28 anos, do jogo contra o Vitória de Guimarães viralizou nas redes sociais e fez manchetes nos principais jornais do mundo nesta segunda-feira (17.02). A partida foi disputada em Guimarães, e o Porto venceu por 2 a 1, com um dos golos marcados por Marega.
Após ter ouvido alegadamente insultos da bancada adversária, o jogador do FC Porto decidiu abandonar o campo em protesto contra o racismo. O avançado teria ouvido nomes como "preto", "macaco" e "chipanzé".
O incidente foi considerado tão grave que o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, reagiu esta segunda-feira com uma declaração de repúdio às manifestações de racismo na Rádio Televisão Portuguesa (RTP). Rebelo de Sousa classificou a atitude dos adeptos como "intolerável".
O Presidente português recomendou aos cidadãos do país respeitarem e evitarem que "reações emocionais não pensadas" gerem crises sociais que não têm saída.
O governo português, através do secretário de estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, disse que há um trabalho no sentido de identificar e "punir exemplarmente" os responsáveis.
"Responsáveis devem ser punidos"
Marega recebeu mensagens públicas de solidariedade pelo incidente. A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considerou o caso "grave" e diz que os responsável "devem ser punidos". A FPF prometeu fazer de tudo para que os que não respeitam o futebol estejam fora dos estádios.
Através de comunicado, o FC Porto repudiou o ato. Já o Vitória de Guimarães disse, também em comunicado, que "não deixará de censurar toda e qualquer manifestação de violência, racismo ou intolerância".
As regras da FIFA e UEFA são claras em relação a um comportamento racista. O árbitro deve chamar a atenção dos adeptos. Caso não parem com os atos, ele deve suspender o jogo por até dez minutos e, em último caso, deve interromper o jogo.
Nenhuma das medidas foram tomadas pelo árbitro do jogo, o que foi alvo de críticas do jogador pelo Twitter. Marega considerou a atitude do árbitro "uma vergonha" e chamou de "idiotas" aos espetadores que proferiram as palavras.
A Autoridade para Prevenção e Combate à Violência no Desporto está desde já a trabalhar em articulação com as autoridades policiais e desportivas no sentido de identificar e punir "exemplarmente" os responsáveis.
Bayern Munique volta à liderança da Bundesliga
Heptacampeões golearam por 1-4 na visita a Colónia. RB Leipzig banalizou o Werder Bremen por 3-0. Borussia Dortmund goleou o Frankfurt por 4-0 e Mönchengladbach venceu em Düsseldorf .
Foto: Imago-Images/Sportfoto Rudel
Colónia 1-4 Bayern Munique
Mais uma goleada do Bayern Munique na Bundesliga. Desta vez a vítima foi o Colónia, que aos 12 minutos, já perdia por 0-3! Lewandowski fez o 0-1, Coman dobrou o marcador e Gnabry (foto) fez o 0-3. Na 2ª parte, Mais dois golos. Gnabry, aos 66 minutos, bisou e fez o 0-4. Mark Uth, aos 70 minutos, fez o golo de honra do Colónia, que é 14º. Bayern Munique é líder do campeonato.
Foto: picture-alliance/Fotostand/Wundrig
Mainz 05 0-0 Schalke 04
Jogo sem golos e sem grande história. As duas equipas somaram duas oportunidades de golo durante todo o jogo, mas ninguém saiu com um sorriso. O Schalke já não vence para a Bundesliga há cinco jogos consecutivos e é agora 6º. Já o Mainz ganhou um ponto na corrida pela permanência e está cinco pontos acima da linha d´água.
Foto: Imago-Images/T. Frey
RB Leipzig 3-0 Werder Bremen
Repetiu-se o resultado da primeira volta. Aos 18 minutos, Klostermann fez o 1-0 para o Leipzig. Aos 39 minutos, Patrik Schick (foto) fez o 2-0 para a equipa da casa. Logo a abrir a 2ª parte, Mukiele fez o 3-0 final e o RB Leipzig é líder isolado da Bundesliga, à condição. Werder Bremen é penúltimo (17º).
Foto: Imago-Images/opokupix
Fortuna Düsseldorf 1-4 Borussia Mönchengladbach
Vitória categórica do Mönchengladbach! Aos 22 minutos, Hofmann (foto) abriu o marcador para o Mönchengladbach. Sete minutos depois, Thommy empatou para o Düsseldorf. Na segunda parte, Lars Stindl devolveu a vantagem à equipa do Mönchengladbach. O avançado e capitão do Mönchengladbach voltou a marcar aos 77 minutos, fazendo o 1-3. Neuhaus, aos 82 minutos, fez o 1-4 final.
Foto: Getty Images/Bongarts/F. Scheidemann
Union Berlim 2-3 Bayer Leverkusen
Vitória arrancada no último suspiro do jogo! Logo aos sete minutos, o Union marcou primeiro, por intermédio de Gentner. Aos 22 minutos, Kai Havertz fez o empate para o Leverkusen. Na segunda parte, aos 83 minutos, Diaby completou a cambalhota no marcador para o Leverkusen. Quatro minutos depois, o Union empatou em 2-2. Aos 90+4, Bellarabi fez o 2-3 final. Jogaço!
Foto: Gora
Paderborn 1-2 Hertha Berlim
O Paderborn continua no último lugar da Bundesliga. Logo aos dez minutos, Boyata deu vantagem ao Hertha Berlim. Já no segundo tempo, Srbeny empatou para o Paderborn. Aos 67 minutos, autogolo de Collins, que deu os três pontos para o Hertha Berlim.
Foto: picture-alliance/dpa/F. Gentsch
Hoffenheim 2-3 Wolfsburgo
Weghorst foi o herói da partida! Aos 18 minutos, o avançado holandês fez o 0-1. Aos 45 minutos, Baumgartner empatou para o Hoffenheim. Na 2ª parte, chuva de golos. Weghorst, de penálti, aos 52 minutos, devolveu a vantagem ao Wolfsburgo. Aos 60 minutos, Kramarić voltou a empatar, de penálti. Contudo, Weghorst não se deixou ficar e fez o 2-3, aos 71 minutos. Hat-trick e três pontos!
Foto: Imago-Images/J. Huebner
Augsburgo 1-1 Friburgo
Duelo equilibrado, com empate a ser o resultado previsível e mais justo. Philipp Max, aos 38 minutos, deu vantagem ao Augsburgo. O empate do Friburgo chegou na 2ª parte. Haberer, aos 51 minutos, fez o 1-1, resultado que não sofreu mais alterações.
Foto: picture-alliance/dpa/T. Weller
Borussia Dortmund 4-0 Eintracht Frankfurt
Goleada do Dortmund no regresso às vitórias. Aos 33 minutos, Piszczek fez o 1-0. Já na 2ª parte, Jadon Sancho dobrou o marcador. Aos 54 minutos, Haaland (foto) fez o 3-0. Oito golos em cinco jogos para o prodígio norueguês. Aos 76 minutos, Guerreiro fechou o resultado em 4-0.