1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
MigraçãoMoçambique

Centenas de moçambicanos foram deportados numa semana

Lusa
12 de fevereiro de 2021

Mais de 550 cidadãos moçambicanos foram deportados do país vizinho numa semana, quase seis vezes mais que no mesmo período de 2020. A deportação assenta nos ilícitos de imigração clandestina e permanência ilegal.

Mosambik | Grenzort Ressano Garcia
Ônibus com passageiros da África do Sul na fronteira com Ressano GarciaFoto: Silva Romeu/DW

A África do Sul deportou 571 moçambicanos numa semana, quase seis vezes mais que no mesmo período de 2020, reflexo do número de pessoas que agora têm tentado furar o fecho das fronteiras sul-africanas para prevenir a Covid-19.

O Serviço Nacional de Migração (Senami) moçambicano indica que entre 30 de janeiro e 5 de fevereiro, 571 moçambicanos foram devolvidos à origem, a maioria através da fronteira de Ressano Garcia, a principal travessia entre os dois países e outros 21 pelo posto da Ponta do Ouro.

Área de fronteira em Ressano GarciaFoto: Silva Romeu/DW

A deportação assenta nos ilícitos de imigração clandestina e permanência ilegal na África do Sul. Na mesma semana de 2020 ocorreram 100 casos de deportação da África do Sul para Moçambique. As autoridades sul-africanas decidiram encerrar parcialmente as fronteiras de 12 de janeiro a 15 de fevereiro devido ao recrudescimento da pandemia de Covid-19 na África Austral.

Mais de mil deportados

Há um mês a situação envolveu ainda mais pessoas. A África do Sul deportou 1.210 moçambicanos entre 16 e 22 de janeiro, a maior parte por tentarem furar o fecho das travessias.

O país vizinho de Moçambique é onde muitos encontram trabalho e onde outros se abastecem de todo o tipo de produtos para fornecer mercados no país lusófono. A África do Sul é o país mais afetado do continente com cerca de 47 mil mortes e 1,5 milhões de infeções de Covid-19.

Moçambique registou mais casos, mortes e internamentos em janeiro do que em todo o ano de 2020.  Atualmente tem um total acumulado de 501 mortos e 47.790 casos, 63% dos quais recuperados e 290 internados.

Portugal: Guineense protesta pela filha em frente a Tribunal

02:11

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema