1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Champions: Reinildo Mandava cada vez mais memorável

16 de março de 2022

Em 2021, entrou para a história como único moçambicano a conquistar a Liga francesa. Ontem ajudou a afundar o United e está nos quartos da Champions, feito nunca antes alcançado por um moçambicano. Quem é este jovem?

Foto: Paul Ellis/AFP/Getty Images

Chama-se Reinildo Mandava. É natural da Beira e tem 28 anos. Veste a camisola número 23 do Atlético Madrid, equipa da capital espanhola que eliminou na terça-feira (15.03) o Manchester United da Liga dos Campeões. Jogou os 90+5 minutos e ajudou a afundar a equipa de Ronaldo.

Foi uma noite mágica para o internacional: Reinildo tornou-se no primeiro moçambicano a chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões. O lateral esquerdo tinha sido o primeiro futebolista de Moçambique a conquistar a Liga Francesa de futebol, na época passada, ao serviço do Lille.

Reinildo Mandava, pelo LilleFoto: JEAN CATUFFE/DPPI media/picture alliance

Reinildo, com um valor de mercado de 10 milhões de euros, soma 31 jogos pela seleção moçambicana de futebol, tendo marcado apenas dois golos.

Eleito o melhor na sua posição em França (também histórico para os moçambicanos), Reinildo deixou, em janeiro último, a formação francesa para se afirmar em Espanha. E, nesta terça-feira, naquele que foi um dos jogos mais aguardados da noite europeia da Liga dos Campeões, o moçambicano impôs-se diante de Cristiano Ronaldo e companhia, ajudando o Atlético a conseguir o apuramento.

Estatística de Reinildo

Em oito jogos na Champions, Reinildo fez 10 desarmes e 60 recuperações de bola. Dos 281 passes do jogador, 236 foram foram entregues aos colegas. O moçambicano tem uma eficácia de passe de 81,63%, segundo os dados divulgados pela UEFA.

Reinildo disputando o lance com RonaldoFoto: Phil Noble/REUTERS

Na presente edição da prova milionária (2021/22), o jogador, que começou a carreira no Ferroviário da Beira, viu dois cartões amarelos.

Já jogou mais na Liga dos Campeões (8) do que na La Liga (7). Esteve 88% das vezes na equipa inicial de Diego Simeone.

A arte de "manter a calma"

Sobre o jogo de terça-feira, Simeone disse o seguinte: "Começámos com um 5-3-2 e depois mudámos para 5-4-1, com Griezmann na direita do meio-campo e Lodi crescendo cada vez mais na esquerda. A defesa foi brilhante e Oblak ajudou-nos a manter a calma o jogo todo. um verdadeiro esforço da equipa", afirmou o treinador.

Aos 41 minutos da primeira parte, Renan Lodi marcou de cabeça o único golo em Old Trafford. A assistência foi do francês Griezmann, que participou em seis dos nove golos do Atlético, com duas assistências e quatro golos esta época. O clube apurou-se com um total de 2-1 nas duas mãos.

O médio espanhol Koke (Atlético) foi eleito o melhor jogador em campo. Com a vitória, o clube pôs fim a uma série de cinco jogos na Champions sem vencer clubes ingleses, com um saldo de um empate e quatro derrotas.

Também o Benfica se qualificou para os quartos de final da Liga dos Campeões ao vencer por 1-0 o Ajax, na Joan Cruyff Arena, em Amesterdão, no encontro da segunda mão. Depois do empate 2-2 na Luz, um golo do avançado uruguaio Darwin Núñez, aos 77 minutos, na sequência de um livre de Grimaldo, selou o triunfo dos "encarnados", que já tinham estado nos quartos em 1994/95, 2005/06, 2011/12 e 2015/16.

Na fase seguinte, também já estão os alemães do Bayern Munique, os ingleses do Liverpool e do Manchester City, "carrascos" do Sporting e os espanhóis do Real e do Atlético de Madrid.

Moussa Diaby a saltar para os holofotes

02:21

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema