17 golos em quatro jogos, ingleses em alta, Sadio Mané goleador e Cristiano Ronaldo recordista na Champions League
Publicidade
Duas robustas vitórias inglesas fora de portas marcaram os primeiros encontros dos oitavos-de-final da Champions League, com Manchester City e Liverpool a darem passos decisivos rumo à próxima fase da competição.
Entretanto, o Tottenham surpreendeu ao empatar em Turim (2-2), deixando a Juventus numa posição incómoda para o jogo de Londres, e o Real Madrid conseguiu uma reviravolta importante, ao bater o Paris Saint-Germain, em Espanha, por 3-1.
A noite de Sadio Mané
Uma noite de sonho teve o Liverpool no Porto, ao bater a equipa local por 5-0, com Sadio Mané a assinar três golos. O avançado senegalês dos "reds” foi a figura de maior destaque de uma equipa autoritária e dominadora, perante um conjunto português claramente abaixo do nível exigível para esta fase da principal competição europeia.
O egípcio Mohamed Salah e o brasileiro Roberto Firmino completaram a mão cheia de golos de vantagem com que o conjunto de Jurgen Klopp encara a segunda partida, em Anfield.
Também o Manchester City regressa a Inglaterra praticamente apurado: 4-0 em Basileia, com dois tentos do alemão Gündogan, numa clara manifestação de superioridade da equipa líder da Premier League britânica sobre o conjunto helvético.
Ronaldo, o real homem-golo
Apesar de ter estado a perder por 1-0, o Real Madrid puxou dos galões de campeão europeu para assinar uma reviravolta importante na receção aos franceses do Paris Saint-Germain, vencendo por 3-1 e viajando ao Parque dos Príncipes com algum conforto.
Cristiano Ronaldo continua a bater recordes no conjunto "blanco”: com os dois golos apontados aos franceses, o avançado madeirense tornou-se no primeiro jogador da história a atingir 100 golos na Champions League ao serviço de um mesmo clube, e ajudando o Real numa eliminatória de grande dificuldade. Até porque, mesmo derrotado, o brasileiro Neymar confia na recuperação do PSG, esperando "uma grande noite” em Paris.
Em Itália imperou o equilíbrio entre Juventus e Tottenham. A equipa londrina surpreendeu ao conseguir uma igualdade a dois golos, num jogo em que Higuaín se destacou pelos melhores e piores motivos: marcou os dois golos da Juventus, mas falhou também uma grande penalidade. E tudo fica adiado para o estádio de Wembley, num confronto muito nivelado.
Grandes jogos na próxima semana
Terça-feira (20.02) há confronto de gigantes na capital inglesa, com Chelsea e Barcelona a medirem forças, enquanto em Munique o Bayern recebe os turcos do Besiktas.
No dia seguinte, atenções divididas entre Espanha e Ucrânia: em Sevilha, a equipa local recebe o Manchester United, enquanto em Kharkiv os italianos da Roma visitam o Shakhtar Donetsk, para ficar concluída a primeira "mão” dos oitavos-de-final da liga milionária.
As tatuagens dos futebolistas
Os futebolistas parecem estar para as tatuagens como o fogo-de-artifício para o réveillon. As tatuagens são muitas e variadas no mundo do futebol. Mas também há exceções: Cristiano Ronaldo, por exemplo, não tem nenhuma.
Foto: picture-alliance/dpa/Globe-ZUMA
Amor tatuado
As tatuagens de David Beckham são quase tão conhecidas como o ex-craque inglês. Beckham tatuou o nome dos filhos e um retrato da mulher Victoria. Tem ainda tatuagens de Jesus, estrelas e um anjo da guarda. Tatuou também uma citação da Bíblia, em conjunto com a mulher: "Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu".
Foto: picture-alliance/dpa/Globe-ZUMA
O corpo como tela de projeção
Há três anos, Zlatan Ibrahimović - então no Paris St. Germain - revelou 50 tatuagens temporárias de 50 nomes de pessoas a passar fome. O gesto fazia parte de uma campanha para lembrar cerca de 805 milhões de pessoas que passam fome em todo o mundo. Depois de marcar um golo, o avançado sueco tirou a camisola e mostrou as tatuagens. A mensagem política valeu-lhe um cartão amarelo.
Foto: picture-alliance/dpa/Y. Valat
Sem tatuagens
Pôr na pele creme hidratante e perfume da própria coleção até pode ser - tatuagens é que nem pensar! O internacional português Cristiano Ronaldo prefere deixar o corpo como veio ao mundo. Mas isso não é desculpa para não mostrar os músculos, dentro e fora dos relvados.
Foto: picture-alliance/SvenSimon/F. Hoermann
Tatuagens de Ronaldo
Ronaldo não tem tatuagens, mas há adeptos com tatuagens de Ronaldo. Este jovem mostra com orgulho uma tatuagem temporária do CR7 que ganhou numa máquina de pastilhas elásticas. Gostos não se discutem.
Foto: Imago/Sportimage
Beijo tatuado
Depois há Messi. A estrela do Barcelona já fez várias tatuagens; tatuou inclusive um beijo vermelho abaixo da cintura. O que terá servido de modelo?...
Foto: Twitter/FC Barcelona
Insatisfeito com tatuagens
Antes, Messi mandou tatuar a perna esquerda quase por completo, para tapar outras tatuagens, algo que agitou a rede social Twitter & Cia. durante dias.
Foto: picture-alliance/dpa/D.Magno
Espaço para novas conquistas
Jérôme Boateng, estrela do Bayern de Munique, tem várias tatuagens: retratos dos filhos, longas citações e símbolos e imagens do mundo do futebol. Primeiro, tatuou a bola da Liga dos Campeões no cotovelo direito e, depois de ser campeão mundial em 2014, tatuou o troféu do Campeonato na barriga da perna. E ainda há espaço para tatuar uma nova taça, se a Alemanha vencer o Mundial de 2018 na Rússia!
Foto: Twitter/Jerome Boateng
Colecionador de títulos e tatuagens
Os antebraços do jogador alemão Toni Kroos estiveram muito tempo sem tatuagens. Mas tudo mudou quando Kroos foi pai. A estrela do Real Madrid homenageou o filho Leon e a filha Amelie - tatuou a cara do filho, com o nome e a data de nascimento, no braço esquerdo, e o nome da filha e a data de nascimento, no braço direito.
Foto: picture-alliance/dpa/B. Thissen
Cumprimentos, Marco
Outros jogadores tatuam nos braços o nome da mãe, da mulher ou dos filhos, mas o avançado alemão Marco Reus preferiu tatuar o próprio nome e a sua data de nascimento. É prático: assim pode mostrar a sua identificação rapidamente.
Foto: picture alliance/dpa/K.-J. Hindenbrand
Costas bíblicas
O guarda-redes do Colónia Timo Horn gosta de tatuagens grandes e com motivos religiosos. Esta é a sua tatuagem nas costas, com uma passagem bíblica. A tatuagem foi feita por Oscar Boge, que já tatuou outras estrelas do futebol e que vai inclusive atrás delas, para as tatuar durante as férias.
Foto: Privat
O "tatuador da Bundesliga"
Cada vez mais futebolistas, tanto da primeira como da segunda divisão da Alemanha, vão ter com Oscar "Da Vinci" Boge para serem tatuados. Mas não só - o tatuador também tem clientes de clubes de outros países - incluindo Leroy Sane, do Manchester City.