1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Chineses prontos para explorar areais pesadas de Moçambique

Lusa
21 de junho de 2023

Investidores chineses preparam exploração de areias pesadas na Zambézia, com capital que deverá rondar os 13,75 milhões de euros.

Mosambik | Provinz Nampula | Erkundung von schwerem Sand
Foto: Roberto Paquete/DW

Investidores chineses pretendem explorar areias pesadas em Pebane, distrito costeiro do centro de Moçambique, anunciaram na terça-feira (20.06) durante uma reunião comunitária para avaliação de impactos ambientais.

O investimento junto ao povoado de Nicadine, província da Zambézia, deverá rondar os 15 milhões de dólares (13,75 milhões de euros), divulgou hoje a Rádio Moçambique.

O projeto terá lugar numa concessão de 9.000 hectares, em que a exploração está autorizada para uma área de 532 hectares, sendo o restante reservado para atividades agrícolas.

Estiam-se que seja possível extrair um milhão de toneladas de ilmenite e 324 toneladas de zircão.

As areias pesadas são minerais usados em tintas, plásticos e cerâmica.Foto: Roberto Paquete/DW

As areias pesadas são minerais usados em tintas, plásticos e cerâmica.

A China aparece como um dos principais destinos de exportação deste tipo de produtos extrativos em território moçambicano, sendo as empresas chinesas também detentoras de várias concessões mineiras no país lusófono. 

Nesse âmbito, em abril, o Governo moçambicanoautorizou a construção de um novo terminal portuário no sul do país que vai escoar areias pesadas exploradas pela China.

O empreendimento vai nascer a partir do ajuste direto a uma sociedade formada pela firma chinesa Desheng Port e os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) para construir e explorar em regime de concessão o terminal portuário a localizar no distrito de Chongoene, província de Gaza.

Exploração de areia no Kwanza Sul

01:31

This browser does not support the video element.