1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

"Cinema num Telhado" angolano

14 de junho de 2011

Nos próximos três meses, o cinema alemão preencherá as noites de terça em Luanda. As películas serão exibidas no telhado de uma universidade privada. Uma iniciativa do instituto alemão Goethe e da Universidade Lusíada.

Construir horizontes: um dos objetivos de "Cinema no Telhado"
Construir horizontes: um dos objetivos de "Cinema no Telhado"Foto: picture-alliance/ZB

"Cinema no Telhado": de acordo com a diretora do instituto cultural alemão na capital angolana, Christiane Schulte, o objetivo do projeto é explorar a mente juvenil bem como incentivar o diálogo no seio da juventude angolana – às terças-feiras no terraço da Universidade Lusíada de Angola. Nos eventos de terça, não só serão exibidos filmes alemães como também africanos e outros. E não só longas como também curtas-metragens, documentários e desenhos animados. A entrada para o "telhado" é grátis.

De passagem pelo "telhado"?

O projeto nasceu de uma parceira do instituto cultural alemão, o Goethe Institut, com o Centro de Formação de Jornalistas, Cefojor, e a Universidade Lusíada de Angola. Numa primeira fase, o "Cinema no Telhado" é um projeto com um horizonte temporário de três meses, mas a intenção do instituto cultural alemão é de levar adiante o plano por tempo indeterminado – isto, como diz Schulte, "se a chuva permitir".

O instituto cultural alemão está presente em 84 países, onde procura transmitir uma visão abrangente da Alemanha sobre a vida política e cultural. A estreia do projeto "Cinema no Telhado" enquadra-se nas comemorações do segundo aniversário da fundação desta organização em Angola.

Autores: Manuel Vieira (Luanda)/Marta Barroso

Edição: António Rocha

Saltar a secção Mais sobre este tema