Combates nos arredores da cidade de Gaza
31 de outubro de 2023O Exército israelita informou esta manhã que "atacou 300 alvos na Faixa de Gaza". Um dos comandantes do ataque do Hamas a Israel foi morto no ataque, adiantou um porta-voz militar em comunicado.
A imprensa noticia que tanques israelitas entraram hoje num bairro nos arredores de Gaza. O Hamas afirmou ao início da tarde que há combates em vários pontos em torno da cidade. Aeronaves sobrevoam o território em apoio às forças terrestres israelitas.
Apesar dos apelos internacionais a um cessar-fogo imediato ou pausas humanitárias, o primeiro-ministro israelita rejeita esta possibilidade. Benjamin Netanyahu disse que quer a "esmagar a possibilidade do Hamas de governar Gaza ou ameaçar Israel", depois do ataque de 7 de outubro, em que o grupo islamista matou mais de 1.400 pessoas.
Estrelas amarelas
Ontem, o embaixador israelita na ONU, Gilad Erdan, usou uma estrela de David amarela durante uma reunião do Conselho de Segurança. Esta estrela foi um símbolo utilizado pela Alemanha nazi, durante a segunda guerra mundial, como forma de identificar judeus.
"Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que esta organização foi criada", afirmou o embaixador, denunciando o silêncio do Conselho de Segurança sobre o ataque do Hamas e colocando a estrela ao peito.
O presidente do Yad Vashem, o memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto, criticou a delegação de Israel por ter utilizado este símbolo.
Esta ação "desrespeita as vítimas do genocídio bem como o Estado de Israel", escreveu Dani Dayan na rede social X. As estrelas amarelas "simbolizam o desespero do povo judeu e a sua posição submissa face ao controlo de outros".