1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Contagem decrescente para encontro entre Nyusi e Dhlakama

Leonel Matias (Maputo) / Lusa21 de julho de 2016

A Comissão Mista que prepara o encontro entre o Presidente moçambicano e o líder do maior partido da oposição, a RENAMO, reuniu-se pela primeira vez na presença de mediadores internacionais.

Foto de arquivoFoto: DW/L. Matias

Representantes do Governo moçambicano e da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) prometem trabalhar intensamente para realizar o encontro de alto nível entre o Presidente Filipe Nyusi e o líder do maior partido da oposição, Afonso Dhlakama. Os mediadores internacionais convidados pelas duas partes em conflito encontraram-se na quarta-feira (20.07), pela primeira vez, com a Comissão Mista encarregue de preparar o encontro.

"Estabelecemos que devemos agir o mais rapidamente possível", afirmou o porta-voz da reunião da Comissão Mista, Jacinto Veloso. Alguns mediadores não poderão permanecer muito tempo na capital moçambicana, adiantou.

A RENAMO insiste em governar em seis províncias do norte e centro do país, onde reclama vitória nas eleições gerais de 2014. Mas, apesar do início das conversações preparatórias em Maputo, continua a haver relatos de ataques perpetrados por ambas as partes.

[No title]

This browser does not support the audio element.

Reuniões em separado com Governo e RENAMO

Na quarta-feira, os mediadores internacionais encontraram-se ainda em separado com os representantes do Governo e da RENAMO na Comissão Mista para auscultar as suas principais preocupações.

O Presidente Filipe Nyusi recebeu também a equipa de mediação antes do encontro da Comissão, agradecendo a disponibilidade em ajudar Moçambique a restabelecer a paz efetiva e definitiva no país.

"Neste processo, nós queremos que o vencedor seja o povo moçambicano", sublinhou Nyusi. "Os interesses do povo têm que prevalecer. Os interesses da soberania têm que prevalecer. Nós queremos continuar a ser um povo independente, um povo que produz para o seu crescimento."

O chefe de Estado garantiu que não pretende influenciar as decisões que forem tomadas nos encontros preparatórios das conversações de paz.

Manifestação pela paz em Moçambique a 18 de junho de 2016, no centro de MaputoFoto: DW/L. Matias

O porta-voz da reunião da Comissão Mista, Jacinto Veloso, revelou que todos os mediadores estiveram representados nos encontros de quarta-feira. Dois deles são Mario Raffaelli, o mediador-chefe do Acordo Geral de Paz de 1992, e Angelo Romano, da Comunidade de Santo Egídio, ambos indicados pela União Europeia. Participam ainda representantes da Igreja Católica, do Governo da África do Sul, da Fundação para a Liderança Global e da Fundação Faith, dirigida pelo ex-primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

A Comissão Mista volta a reunir-se esta quinta-feira (21.07).

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW