1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Conversações entre Irão e EUA terminam sem acordo

Catarina Martins AFP, EFE, Lusa
27 de fevereiro de 2026

Após várias horas de negociações sobre o programa nuclear de Teerão, na quinta-feira (26.02), as conversações entre o Irão e os EUA terminaram sem acordo, aumentando o receio de um novo conflito no Médio Oriente.

Donald Trump e o aiatolá Ali Khamenei
Os EUA e o Irão realizam na próxima segunda-feira (02.03) discussões técnicas em VienaFoto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP

As delegações de Washington e de Teerão participaram esta quinta-feira (26.02) na terceira ronda de negociações indiretas, em Genebra, na Suíça.

Apesar de não terem sido registados avanços concretos, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al-Busaidi, que mediou o encontro, afirmou que houve "progressos significativos”.

Numa primeira reação, o ministro iraniano dos Negócios Estrangeiros, Abbas Araghchi, avançou  que os elementos do acordo foram abordados com grande seriedade.

"Durante estas longas e muito intensas horas, fizemos bons progressos e analisámos de forma muito séria os elementos de um possível acordo, tanto no domínio nuclear como na área das sanções. Em alguns assuntos aproximámo‑nos muito de um entendimento; noutros, ainda existem divergências de opinião", declarou.

São os Estados Unidos que mandam no mundo?

05:40

This browser does not support the video element.

Discussões técnicas na próxima semana

Os Estados Unidos e o Irão realizam na próxima segunda-feira (02.03) discussões técnicas em Viena, na Áustria. A reunião foi acordada com a Agência Internacional de Energia Atómica, que, segundo o ministro iraniano, será responsável por organizar o encontro "para definir um quadro e um modelo para algumas das questões técnicas."

"As equipas técnicas irão iniciar conversações técnicas em Viena na segunda-feira, na Agência Internacional de Energia Atómica, e, com a assistência dos peritos da agência, tentaremos enquadrar algumas das questões técnicas, de forma a que possam, mais tarde, ser alinhadas com as exigências políticas de ambos os lados", disse.

Abbas Araghchi não forneceu detalhes específicos, mas adiantou que o que precisa acontecer foi claramente exposto pelo Irão. "Sobre a questão do levantamento de sanções, apresentámos claramente as nossas exigências, aquilo que esperamos e o que precisa ser alcançado", disse.

Relativamente às sanções unilaterais dos EUA, acrescentou Araghchi, "as suas várias dimensões, assim como as discussões no Conselho de Segurança da ONU, as divergências de opinião sobre estas sanções e o que deveria acontecer foram claramente expostas da nossa parte. Ficou decidido que, na próxima sessão, esta discussão será abordada com mais detalhe."

As conversações desta quinta-feira foram as mais recentes desde que as negociações começaram no início deste mês, num contexto de forte reforço militar dos EUA na região e com o Presidente Donald Trump a ameaçar repetidamente ataques caso as negociações falhassem.

Irão: Trump não retira ameaças e mundo segue em alerta

04:01

This browser does not support the video element.