Covid-19: África do Sul aprova vacina para uso emergencial
27 de janeiro de 2021A África do Sul pagará 5,25 dólares por dose por 1,5 milhões de doses da vacina da AstraZeneca do Instituto Serum da Índia. Espera-se que as vacinas cheguem ao longo deste mês e em fevereiro para proporcionar proteção aos trabalhadores da linha da frente.
"A vacina da AstraZeneca, recebeu (aprovação) para uso emergencial e haverá uma conferência de imprensa com o ministro da Saúde sobre isto (mais tarde)", disse Helen Rees, presidente da autoridade sul-africana para produtos de saúde (SAHPRA na sigla inglesa) durante uma conferência de imprensa esta quarta-feira (27.01).
Johnson & Johnson continua em avaliação
A diretora-executiva do regulador da mesma instituição, Boitumelo Semete-Makokotlela, acrescentou que a candidatura da vacina da Johnson & Johnson, que se tornou o primeiro fornecedor a solicitar o registo em dezembro, ainda necessita de mais informações antes de haver uma decisão, apesar dos estudos de já se encontrarem na avançada fase três.
A África do Sul sofreu um aumento nas infeções provocado por uma nova variante do coronavírus, mais contagiosa, que levou a 21.000 novos casos diários no início de janeiro, embora diminuíram agora para menos de 10.000.
Esta quarta-feira, o partido da oposição, Aliança Democrática (DA), anunciou uma ação judicial para forçar o Governo do Presidente Cyril Ramaphosa a divulgar detalhes dos seus planos de vacinação contra a Covid-19.