Alemanha aplica medidas de restrição de contato pessoal
com agências | tms
17 de março de 2020
Medidas de restrição de contato social não têm precedentes. Alguns estabelecimentos comerciais não abrirão e viagens serão proibidas. O objetivo é garantir que sistema de saúde do país seja capaz de lidar com o surto.
Publicidade
Desde segunda-feira (16.03), vigora uma série de medidas que restringem a circulação dos cidadãos na Alemanha. O Governo determinou o encerramento dos estabelecimentos comerciais "não essenciais" e proibiu viagens dentro e para fora do país.
A medida visa conter novas infeções do coronavírus. A pandemia da covid-19 já regista mais de 7,6 mil casos no país, com 19 mortes – segundo autoridades de saúde dos estados alemães informaram em levantamento do jornal Bild.
A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, informou que a decisão de fechar parcialmente o comércio e espaços de convívio por tempo indeterminado foi acordada junto aos governos estaduais.
"O nosso país nunca assistiu a essas medidas e é claro que serão severas, mas atualmente são necessárias para reduzir o número de contatos sociais e, portanto, o número de infeções e casos graves, a fim de garantir que o nosso sistema de saúde seja capaz de lidar com o surto", disse Merkel em
A medida implica o fechamento de todos os estabelecimentos comerciais, exceto supermercados, farmácias e outros que vendam produtos e serviços de primeira necessidade. Bancos, estações de serviço e centros de saúde também estão fora da lista.
Restaurantes mantêm-se abertos, mas apenas até às 18h. Centros comerciais, bares, discotecas, salas de espetáculos e museus vão também encerrar, assim como os bordéis. Ginásios e áreas de recreio para crianças também deverão encerrar e estão proibidas as reuniões de associações, clubes desportivos e escolas de música, assim como atos religiosos em igrejas, mesquitas ou sinagogas.
Também viagens dentro e fora do país estão proibidas. Na semana passada, o Governo alemão já havia anunciado o encerramento de escolas e universidades, que começou a ser cumprido nesta segunda-feira.
Covid-19: "União Europeia" suspende futebol
Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra e Alemanha suspenderam os campeonatos profissionais de futebol devido à propagação do coronavírus.
Foto: DW
Premier League
Depois de ter sido tornado público dois casos de covid-19 na Premier League, os responsáveis do futebol inglês anunciaram a suspensão do futebol em Inglaterra pelo menos até 2 de abril.
Foto: Reuters/Action Images
Liga Francesa
Em França, também já foi anunciada a suspensão imediata do campeonato francês por tempo indeterminado. Em comunicado, a organização afirma que esta decisão tem por base o pedido do Governo francês no âmbito do combate à covid-19.
Foto: Getty Images/AFP/S. Schurmann
Liga Espanhola
A primeira e a segunda liga de futebol profissional de Espanha estão suspensas devido à Covid-19. Inicialmente, os responsáveis pelo futebol espanhol tinham anunciado a realização dos jogos à porta fechada. No entanto, a medida pareceu não ser suficiente e, agora sim, os campeonatos estão suspensos por duas jornadas.
Foto: Reuters/S. Perez
Real Madrid
Uma das maiores equipas do mundo, o Real Madrid, anunciou que as equipas profissionais de futebol e basquetebol estão em quarentena. Em causa está o caso de um jogador da equipa de basquetebol que deu positivo ao teste de coronavírus. As equipas de ambas as modalidades utilizam as mesmas instalações do clube.
Foto: picture-alliance/empics/N. Potts
Liga Portugal
A Federação Portuguesa de Futebol suspendeu as competições de futebol e futsal por tempo indeterminado. "Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol", diz um comunicado.
Foto: imago images/GlobalImagens/P. Correia
Série A
O Governo italiano ordenou a suspensão dos jogos da Série A. Na Juventus, Rugani está em isolamento enquanto o clube tenta perceber com quem é que ele contactou, refere a "Vecchia Signora". Rugani, de 25 anos, é o primeiro jogador da Série A a dar positivo nos testes ao novo coronavírus.
Foto: picture-alliance/Newscom/J. Moscrop
Bundesliga
A presidência da DFL anunciou a suspensão do futebol alemão até, pelo menos, 2 de abril. A Liga invocou o medo de "novas infeções". Mas o objetivo é terminar o campeonato alemã até ao verão.