Covid-19: Moçambique encerra escolas e suspende vistos
Lusa | mc
20 de março de 2020
Presidente Filipe Nyusi reforça medidas de prevenção do novo coronavírus, apesar de ainda não ter sido confirmado nenhum caso de infeção no país. Quarentena passa a ser obrigatória a todos os viajantes.
Publicidade
O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, anunciou, num comunicado à nação, a suspensão de vistos de entrada no país e o cancelamento de "todos os já emitidos". Comunicou ainda "o encerramento de todas as escolas públicas e privadas, do ensino pré-escolar ao ensino superior" a partir de segunda-feira (23.03).
Esta informação contraria a que foi avançada pelo Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) ainda hoje (20.03) que afirmava que as escolas apenas encerrariam caso se registasse algum caso positivo do novo coronavírus na comunidade escolar.
Para além do encerramento das escolas, o Presidente Filipe Nyusi anunciou a suspensão de todos os eventos sociais "com mais de 50 pessoas" e o alargamento de quarentena domiciliária a todos os viajantes, não apenas daqueles oriundos de países com infeções ativas.
Números
Moçambique ainda não registou nenhum caso da Covid-19, mas a apreensão no país é crescente. A vizinha África do Sul identificou pelo menos 150 casos positivos do novo coronavírus, sendo o país mais atingido na África subsaariana. O continente africano contabilizou 874 casos de infeções de Covid-19 e 22 mortes em 36 países.
A nível mundial, mais de 10 mil pessoas já morreram infetadas pela pandemia da Covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France-Presse a partir de dados oficiais divulgados esta sexta-feira (20.03). Itália é agora o país mais afetado, com 3.405 mortes, à frente da China (3.248), o centro inicial de contágio, e do Irão (1.433).
Covid-19: "União Europeia" suspende futebol
Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra e Alemanha suspenderam os campeonatos profissionais de futebol devido à propagação do coronavírus.
Foto: DW
Premier League
Depois de ter sido tornado público dois casos de covid-19 na Premier League, os responsáveis do futebol inglês anunciaram a suspensão do futebol em Inglaterra pelo menos até 2 de abril.
Foto: Reuters/Action Images
Liga Francesa
Em França, também já foi anunciada a suspensão imediata do campeonato francês por tempo indeterminado. Em comunicado, a organização afirma que esta decisão tem por base o pedido do Governo francês no âmbito do combate à covid-19.
Foto: Getty Images/AFP/S. Schurmann
Liga Espanhola
A primeira e a segunda liga de futebol profissional de Espanha estão suspensas devido à Covid-19. Inicialmente, os responsáveis pelo futebol espanhol tinham anunciado a realização dos jogos à porta fechada. No entanto, a medida pareceu não ser suficiente e, agora sim, os campeonatos estão suspensos por duas jornadas.
Foto: Reuters/S. Perez
Real Madrid
Uma das maiores equipas do mundo, o Real Madrid, anunciou que as equipas profissionais de futebol e basquetebol estão em quarentena. Em causa está o caso de um jogador da equipa de basquetebol que deu positivo ao teste de coronavírus. As equipas de ambas as modalidades utilizam as mesmas instalações do clube.
Foto: picture-alliance/empics/N. Potts
Liga Portugal
A Federação Portuguesa de Futebol suspendeu as competições de futebol e futsal por tempo indeterminado. "Face à limitação crescente de acesso a instalações desportivas e à necessidade de toda a população seguir medidas eficazes de higiene e etiqueta respiratória foi decidido suspender as competições nacionais de futebol e futsal organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol", diz um comunicado.
Foto: imago images/GlobalImagens/P. Correia
Série A
O Governo italiano ordenou a suspensão dos jogos da Série A. Na Juventus, Rugani está em isolamento enquanto o clube tenta perceber com quem é que ele contactou, refere a "Vecchia Signora". Rugani, de 25 anos, é o primeiro jogador da Série A a dar positivo nos testes ao novo coronavírus.
Foto: picture-alliance/Newscom/J. Moscrop
Bundesliga
A presidência da DFL anunciou a suspensão do futebol alemão até, pelo menos, 2 de abril. A Liga invocou o medo de "novas infeções". Mas o objetivo é terminar o campeonato alemã até ao verão.