1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

De Lichinga até Ponta do Ouro em patins em nome da paz

Conceição Matende
6 de abril de 2023

Arrancou esta semana na província moçambicana do Niassa a terceira edição da maratona de patins em linha. Quatro jovens saíram de Lichinga, no sábado, com a missão de transmitir mensagens de paz. Ponta do Ouro é a meta.

Afrika Mosambik Einheit des Friedens Marathon
Foto: Conceição Matende/DW

O diretor do projeto, Rico Alibai, diz que a Maratona da Unidade da Paz - que teve a sua primeira edição em 2021 - tem como objetivo transmitir mensagens de conforto, de paz e amor a todos os moçambicanos, ao mesmo tempo que incentiva os jovens a fazerem desporto.

"Cá estamos nos com o objetivo de massificar o desporto como atividade de vida saudável, massificar também a prática de atividades uteis e apelar a ética e a moral e a conduta a cidadania e a moçambicanidade", explica.

Esta quinta-feira (06.04) a equipa de patinagem está a percorrer o distrito de Montepuez na província de Cabo Delgado. Sexta-feira (07.04) estará no distrito de Mesa e terão um dia de descanso na capital da província, Pemba, no dia 8 do mês em curso.

A Maratona da Unidade da Paz quer transmitir mensagens de conforto a todos os moçambicanosFoto: Conceição Matende/DW

Uma vida mais saudável

Segundo o patinador Donaldo Salvador, a iniciativa quer entusiasmar os jovens a adotar uma vida saudável. "Estamos a levar a cabo várias mensagens para podermos massificar a patinagem em linha e para que os jovens adiram à prática do desporto porque tem benefícios saudáveis", destaca. Para que seja também "uma forma de desviar os jovens das más condutas", acrescenta o jovem.

E também já pensa nos jogos olímpicos: "Nesse caso, esperamos a colaboração do governo, que caminhemos juntos para que consigamos massificar o máximo possível a nível nacional."

Para a governadora da província do Niassa, Judite Massengele, este é um momento de reflexão que vai colocar a província e a cidade de Lichinga nos olhos de todos moçambicanos.

Judite Massengele: "Carreguem Moçambique e os moçambicanos nos pés"Foto: Conceição Matende/DW

"Moçambicanidade" nos pés

"Desejamos uma corrida abençoada e que ao longo da mesma carreguem Moçambique e os moçambicanos nos vossos pés, transportem a mensagem de paz e solidariedade para com os outros onde estiverem a passar", disse no ato de lançamento da maratona.

Na primeira edição da maratona, a iniciativa começou em Quelimane, na província da Zambézia, e terminou na cidade de Maputo.

A segunda edição decorreu no ano passado e partiu de Cabo Delgado, também com destino à Ponta do Ouro, a meta onde deverão chegar a 25 de junho próximo.

A ascensão dos patins em Nairobi

03:46

This browser does not support the video element.

Saltar a secção Mais sobre este tema
Saltar a secção Manchete

Manchete

Saltar a secção Mais artigos e reportagens da DW