Quem alimenta o mundo?
16 de julho de 2013Por dia, cada pessoa consome, em média, 1,4 quilogramas de alimentos, de acordo com o Programa Alimentar Mundial (FAO). No topo da lista de alimentos mais consumidos, com 400 gramas, estão os produtos à base de cereais, como o pão. Com uma população mundial de cerca de sete mil milhões de habitantes, são consumidos diariamente em todo o mundo cerca de 9,8 mil milhões de quilos de alimentos.
A população mundial está a crescer muito rapidamente, tal como a procura de alimentos. Em 2050, viverão no planeta aproximadamente 9,3 mil milhões de pessoas, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU). E elas terão mais dinheiro do que agora, porque a economia mundial também está a crescer. Quem tem mais dinheiro também pode comprar mais alimentos.
Por isso, até ao ano 2050, as calorias que cada pessoa consome sofrerão um aumento de aproximadamente 14%, diz a FAO. Haverá, assim, mais pessoas que comem mais, ou seja, a procura de alimentos também vai aumentar drasticamente.
Em 2050, deverão ser produzidos mais 60% de alimentos do que os que são produzidos atualmente para satisfazer a procura crescente.
A situação é agravada pela procura crescente de biocombustíveis. No mundo há cada vez mais mobilidade. Só na capital chinesa, Pequim, existem mais de cinco milhões de carros, número que mensalmente cresce mais umas dezenas de milhar. Os automóveis podem ser alimentados por biocombustíveis. O petróleo não é a única fonte de energia. Também pode ser produzido combustível a partir de cana-de-açúcar, por exemplo. Por isso, produz-se cada vez mais para o tanque de combustível e menos para o prato.
Por isso, nos terrenos aráveis, plantas a partir das quais são produzidos biocombustíveis, competem com plantas usadas para alimentação. No entanto, a terra é escassa. Por causa das alterações climáticas, em algumas regiões do mundo os desertos estão a aumentar e muitas superfícies cultivadas são afetadas pela seca.
Para se produzir mais 60% de alimentos do que até ao momento, não é apenas o rendimento das explorações agrícolas existentes que tem de continuar a subir. Também são necessários novos campos de cultivo. Que papel poderá desempenhar África?