1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Desenvolvimento rural em África: o papel da cooperação alemã

22 de abril de 2011

Em 2011, o Ministério Alemão da Cooperação, BMZ, gastará 300 milhões de euros em projetos de desenvolvimento na área da segurança alimentar. Os projetos são executados por organizações que atuam no terreno, como a GIZ.

A maior parte dos trabalhos na agricultura, na África Austral, é executada por mulheresFoto: picture-alliance/ dpa

O repórter da Deutsche Welle esteve presente no terceiro Fórum Europeu de Desenvolvimento Rural, uma conferência internacional que - em Março de 2011 - decorreu na cidade espanhola de Palencia, organizada pela Comissão Europeia e que contou com cerca de 500 participantes (políticos e representantes de organizações governamentais e não governamentais). Peritos vindos de todo o mundo - com destaque para a Alemanha, Angola e Moçambique - discutem sobre as melhores maneiras de promover o desenvolvimento rural e a segurança alimentar.

Barbara Krause é perita da GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional: ocupa-se de questões ligadas à agricultura, pescas e alimentação, a nível global. Barbara Krause também participou no último Fórum Europeu de Desenvolvimento RuralFoto: DW

Os dados e cifras disponíveis são assustadores: mais de mil milhões de pessoas em todo o mundo podem ser consideradas mal nutridas. 75 por cento dos cidadãos que passam fome são habitantes do mundo rural. Cerca de 35 mil crianças morrem diariamente devido a deficitária ou má nutrição. Desnecessariamente, porque existem - de facto - instrumentos para alterar a situação e, por vezes, nem sequer há falta de meios financeiros para aplicar as medidas necessárias para combater a fome.

Maren Kneller trabalha no Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e é perita em questões ligadas ao desenvolvimento rural e à alimentação mundialFoto: DW

Uma reportagem da autoria de António Cascais.