1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Djenaba - a única mulher a vender jornais em Dakar, capital do Senegal

3 de setembro de 2011

Djenaba, apesar dos seus 37 anos de idade, à primeira vista aparenta ser uma adolescente. É de baixa estatura e o seu corpo é franzino, talvez fraco demais para o duro dia a dia dum ardina.

Djanaba levanta-se todos os dias às 4 horas da manhã para vender jornais nas avenidas da capital senegalesaFoto: DW

Djenaba vive em Thiaroye, um bairro pobre na periferia de Dakar. É uma das mulheres senegalesas que – com êxito – tentou ultrapassar as difículdades em que se encontrava, procurando um trabalho normalmente executado por homens.

Djenaba gosta do seu trabalho mas para o seu filho deseja outra ocupação mais limpa, mais leve e melhor remuneradaFoto: DW

Djenaba não teve a oportunidade de estudar. Aos doze anos viu-se obrigada a abandonar a escola, por falta de meios. No Senegal o desemprego atinge mais de 40 por cento da população. Muitos jovens optam por abandonar os estudos e trabalhar no setor informal. As mulheres são particularmente atingidas pelo problema e o Estado senegalês financia algumas iniciativas, suscetíveis de inverter a situação: Destaque para os cursos de alfabetização de mulheres, financiados pelo banco islâmico de desenvolvimento e pelo Ministério da igualdade.

Uma co-produção de Codou Loume da Radio Oxyjeunes de Dakar e de Christine Harjes da Deutsche Welle, apresentado por António Cascais.

Autor: António Cascais
Edição: Johannes Beck

Saltar a secção Mais sobre este tema