1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Egito: Quatro mortos após ataque a autocarro turístico

Lusa | EFE | AFP | rl
29 de dezembro de 2018

Uma bomba artesanal atingiu, esta sexta-feira (28.12), um autocarro turístico na zona das pirâmides de Gizé, deixando quatro mortos. Em resposta, autoridades egípcias informaram ter morto já 30 alegados terroristas.

Ägypten Zwei Tote bei Anschlag auf Touristenbus nahe Pyramiden von Gizeh
Foto: Reuters/A. Abdallah Dalsh

O novo balanço da explosão de uma bomba artesanal que atingiu, esta sexta-feira (28.12), um autocarro turístico, no Egito, foi feito este sábado (29.12) pelas autoridades locais. Segundo as forças de segurança, entre as vítimas mortais estão três vietnamitas, um deles o guia do grupo, e uma pessoa egípcia. Há ainda dez pessoas feridas.

O autocarro turístico transportava um total de 15 turistas vietnamitas, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Vietname. 

Não houve reivindicação imediata deste ataque, o primeiro a atingir turistas desde 2017 no país.

Combate ao terrorismo

Entretanto, e já este sábado (29.12), as forças de segurança do Egito anunciaram ter morto 40 supostos terroristas em operações em vários pontos do país, nomeadamente, na península do Sinai e na província de Gizé, a oeste do Cairo.

Num comunicado enviado à imprensa, o Ministério do Interior explicou que as autoridades agiram depois de terem recebido informações de que "os terroristas estavam a preparar ataques contra instituições do Estado, Polícia e Forças Armadas, para além de terem como alvo outros pontos do setor turístico e lugares de culto cristão".

Ainda na sexta-feira (29.12), Os Estados Unidos reiteraram o seu apoio ao Egito na luta contra o terrorismo. "Apoiamos o Governo egípcio para levar os autores do ataque à Justiça", disse em comunicado um dos porta-vozes da diplomacia americana, Robert Palladino.

Saltar a secção Mais sobre este tema